A Major League Baseball (MLB) vive um momento de forte expansão. A temporada 2025, que terminou no começo deste mês com o título do Los Angeles Dodgers na World Series, ficará marcada como sendo a primeira vez em que a liga profissional de beisebol conseguiu ultrapassar a marca de US$ 2 bilhões em patrocínios.
Segundo um relatório elaborado pela consultoria SponsorUnited, foram exatos US$ 2,05 bilhões faturados pela MLB em contratos publicitários, fazendo com que a liga de beisebol seja a segunda competição esportiva dos Estados Unidos a conseguir ir além dos US$ 2 bilhões, feito que anteriormente era exclusivo da National Football League (NFL).
Diversos fatores contribuíram para o crescimento dos patrocínios na MLB. Um dos principais tem a ver com o time campeão da temporada.
Em 2025, o Los Angeles Dodgers se tornou a primeira equipe esportiva dos Estados Unidos a alcançar receitas acima de US$ 200 milhões com publicidade em uma mesma temporada.
Esse fenômeno está diretamente relacionado ao astro Shohei Ohtani, que, em 2024, surpreendeu o mundo ao assinar o maior contrato de um atleta na história do esporte mundial, no valor de US$ 700 milhões e com validade de dez anos.
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Hoje, os Dodgers contam com 20 marcas japonesas na sua lista de patrocinadores. A febre em torno de Ohtani é tamanha que a temporada 2025 da MLB foi aberta justamente com uma série de dois jogos entre o time da Califórnia e o Chicago Cubs, realizada em 18 e 19 de março, em Tóquio.
Mas o Los Angeles Dodgers não foi o único a experimentar crescimento em suas receitas com patrocínio. Neste ano, quatro equipes conseguiram ultrapassar a marca de US$ 100 milhões com esse tipo de receita: New York Yankees, Boston Red Sox, Atlanta Braves e Chicago Cubs.
Segundo o relatório da SponsorUnited, 28 das 30 equipes da liga conseguiram vender patches de camisa, o que gerou US$ 17 milhões em receitas adicionais na temporada.
Entre as categorias de patrocinadores que mais ampliaram o investimento em 2025 estão os setores de varejo e tecnologia, com crescimentos respectivos de 32% e 21% em relação à temporada anterior. Por outro lado, o ramo financeiro foi o que mais injetou recursos na liga, com um montante próximo a US$ 300 milhões.
Audiência cresceu
Um aspecto que contribuiu para o maior interesse das marcas na MLB foi o aumento da audiência dos jogos da liga.
Ao mesmo tempo em que a ESPN se prepara para deixar as transmissões da competição, os parceiros de mídia da organização de beisebol registraram crescimento de seus índices durante a exibição dos jogos da temporada regular de 2025.
Na Fox, a média de audiência foi de 2,04 milhões de espectadores por partida, crescimento de 9% em comparação a 2024.
O Sunday Night Baseball da ESPN alcançou 1,8 milhão de pessoas por jogo, aumento de 21% em relação a 2024 e o melhor resultado do canal nas transmissões da MLB nos últimos 12 anos.
A TBS, da Warner Bros. Discovery, por sua vez, registrou uma média de 462 mil espectadores para seus jogos não exclusivos, a maior audiência em 14 anos, enquanto o canal a cabo interno da MLB Network obteve seu melhor desempenho desde 2018, com 261 mil espectadores em cada transmissão.
As transmissões locais tiveram aumento de 2% na audiência, com a operadora RSN FanDuel Sports Network, que detém os direitos de mídia de nove franquias da MLB, atingindo uma média de 1,5 milhão de espectadores diários em suas plataformas lineares e digitais, um aumento de 18% em relação a 2024.
Fora dos Estados Unidos, a emissora canadense Sportsnet alcançou uma média de 906.800 espectadores para os jogos do Toronto Blue Jays, crescimento de 51% na comparação com 2024, ao passo que, no Japão, a NHK registrou a marca de 2,65 milhões de espectadores por jogo, um crescimento de 20% em relação à temporada anterior.
Por fim, a cobertura da Fox da World Series nos Estados Unidos obteve média de 15,71 milhões de espectadores, 2% a mais na comparação com as finais do ano passado. O jogo 7, que garantiu o título dos Dodgers, mobilizou 27,33 milhões de pessoas nos canais linear e digital da emissora.
Mudanças nas regras vêm ajudando
As mudanças nas regras implantadas pela MLB, a fim de garantir maior agilidade às partidas, são vistas pela organização como decisivas para o aumento da audiência.
Pelo terceiro ano consecutivo, os jogos tiveram uma duração média inferior a 2h40min. Em 2025, o número ficou em 2h38min.
As alterações também se refletem na maior presença de público nos estádios. Na temporada 2025, 71 milhões de pessoas acompanharam presencialmente os jogos da MLB.
O Los Angeles Dodgers foi a primeira equipe da liga, desde 2008, a romper a barreira dos 4 milhões de espectadores nos jogos em casa. A média da equipe como mandante foi de 49.536 torcedores.
No universo digital, a MLB alcançou, em 2025, 17,8 bilhões de visualizações em suas contas nas redes sociais, um aumento de 20% em relação à temporada passada.
