Pular para o conteúdo

Fluminense assina com Puma, mas clube e marca evitam abrir o jogo oficialmente

Máquina do Esporte, que já havia adiantado o negócio em junho deste ano, confirmou que o acordo para troca de fornecedor de uniforme já foi assinado

Fluminense deixará de usar uniformes da Umbro em 2026 - Lucas Merçon / Fluminense

Com a temporada do futebol brasileiro se aproximando do fim, os clubes começam a se movimentar nos bastidores para a troca de parceiros comerciais.

Nesta semana, o Fluminense firmou contrato com a Puma, que será sua nova fornecedora de materiais esportivos, substituindo a Umbro.

A troca já havia sido revelada pela Máquina do Esporte em junho deste ano. Nesta semana, a reportagem confirmou que o acordo entre a marca e o clube já foi até assinado, porém, pelo menos por enquanto, as partes optam por esconder o jogo em relação à parceria.

Procurada, a marca alemã alegou que “não comenta especulações”. Segundo informações do portal GE, que também noticiou a troca de fornecedor de material esportivo, o Fluminense deverá comunicar a parceria com a Puma apenas depois da virada do ano, após o encerramento do contrato com a Umbro, que é válido até 31 de dezembro de 2025.

Com a chegada no Tricolor das Laranjeiras, a Puma passará a contar com quatro representantes na Série A do Brasileirão: o próprio Fluminense e também Bahia (a marca alemã é parceira global dos times que integram o City Football Group), Palmeiras e Red Bull Bragantino (a empresa também possui acordos com as equipes ligadas à fabricante de bebidas energéticas).

Em contrapartida, a Umbro sofrerá uma redução significativa na quantidade de parceiros na Série A de 2026, já que, além da saída do time carioca, a marca também perderá o Grêmio, que deve fechar com a New Balance, atual fornecedora do São Paulo.

Outro contrato que não será renovado será o do Sport, que fechou com a Kappa para 2026. O clube pernambucano, porém, não estará na Série A no ano que vem, uma vez que já foi matematicamente rebaixado para a Série B.

A empresa britânica ainda seguirá contando com o Santos em 2026, mas o clube paulista está atualmente na zona de rebaixamento e depende de uma combinação de resultados para se livrar da degola nas últimas três rodadas do torneio.

Por outro lado, a marca já tem garantido pelo menos um clube na Série A do ano que vem, com a conquista do acesso por parte do Athletico-PR.

O contrato da Umbro com o Fluminense teve início em 2020. A empresa participou de momentos relevantes da história do clube, como a conquista da Copa Libertadores de 2023 e a participação na Copa do Mundo de Clubes de 2025, quando o Tricolor das Laranjeiras chegou à semifinal, realizando a melhor campanha entre os times sul-americanos.