Pular para o conteúdo

Marcas aproveitam final da Libertadores para criar ações e capitalizar interesse do público

Patrocinadores dos clubes, da Conmebol e até marcas sem vínculo com os envolvidos no evento promoveram ações em torno da decisão

Final da Libertadores 2025 acontece neste sábado (29) - Reprodução / Conmebol

A final da Libertadores 2025 acontecerá neste sábado (29), com Flamengo e Palmeiras disputando o título da competição em Lima, no Peru. Para aproveitar esse momento de grande euforia dos torcedores, diversas marcas promoveram ações nas últimas semanas em torno do evento com o objetivo de capitalizar o interesse do público. 

Para os palmeirenses que foram acompanhar a decisão da Libertadores in loco, a Puma, fornecedora de material esportivo do clube, criou o “Palmeiras Day”, evento na loja da marca em Lima, que oferecerá brindes e um patch personalizado da decisão para os torcedores aplicaram nas camisas compradas durante a ação.

A Conmebol também está com a sua Fan Zone em Lima oferecendo diversas atrações para o público junto de seus patrocinadores. O evento, que tem entrada gratuita e funcionará entre 27 e 28 de novembro, conta com a exposição do troféu da Libertadores e de camisas históricas dos finalistas, além de espaços interativos e loja de produtos oficiais. A expectativa dos organizadores ainda é receber cerca de 10 mil pessoas por dia no local.

A seguradora Mapfre, que é patrocinadora da competição, desenvolveu uma série de ativações para a final da Libertadores. Além de promover o entregar o prêmio de “Jogador Mais Seguro”, que reconhecerá o atleta com o melhor desempenho em termos de segurança e confiança nos momentos decisivos do jogo, a empresa também levará cinco corretores de seguro e cinco clientes para assistir à decisão no estádio.

Já a Sportingbet, patrocinadora da Libertadores e do Palmeiras, lançou a promoção “Tem bola na rede, tem freebet na conta”. A ação vai dar uma aposta grátis de R$ 10  a cada gol marcado na decisão para torcedores que apostarem na partida pela plataforma.

Outra patrocinadora do Palmeiras que aproveitou a final da Libertadores para lançar uma ativação foi a Cimed, que promoveu um concurso nas redes sociais para levar três torcedores do clube para acompanhar a final em Lima. 

Ações de emboscada

Algumas marcas sem relação com a Conmebol ou com os clubes da final da Libertadores fizeram ações nas redes sociais para tentar aproveitar a decisão do torneio, mesmo sem patrocinar os envolvidos no evento. 

A Copa Airlines, por exemplo, fez duas publicações nas suas redes sociais em alusão ao evento. Mesmo sem citar nominalmente Palmeiras, Flamengo ou Libertadores, as postagens buscam promover os voos da companhia aérea para Lima com referências diretas aos torcedores dos times. Um dos conteúdos diz “Flamenguista, vá para a final com a Copa. (os palmeirenses já estão indo)”.

Publicações da Copa Airlines nas suas redes sociais – Reprodução / Instagram (@copaairlinesbr)

O outro inverte o cenário e diz “Palmeirense, vá para a final com a Copa (os flamenguistas já estão indo)”. Já a Maturatta, contratou Léo Pereira,  zagueiro do Flamengo, e Victor Roque, atacante do Palmeiras, para fazer uma publicidade dizendo que “neste sábado, o pessoal vai ter muito o que comemorar”, em referência a data da final da Libertadores. A marca também não cita nominalmente os clubes da decisão nem a competição da Conmebol.

Patrocinadores da Conmebol

Diversos patrocinadores da Conmebol promoveram ações específicas para a final da Libertadores 2025. A maioria delas foi relacionada a levar consumidores das marcas para assistir à decisão em Lima. A Amstel, por exemplo, realizou a “Promoção Você na Final”, que sorteou um par de ingressos para o jogo.

Já a TCL fez um concurso no TikTok para levar um torcedor, com direito a acompanhante, para a final da Libertadores com custos de transporte, hospedagem, alimentação e ingressos pagos. 

A Hyundai fez uma ação semelhante e sorteou três viagens com tudo pago para três torcedores viajarem à capital peruana para assistir à final da Libertadores. A campanha “Gole Premiado”, da Coca-Cola, também sorteou uma pessoa para acompanhar a decisão in loco

Através do uso de tecnologia de reconhecimento de imagem, a ação transformou o ato de beber o refrigerante no “cupom” do cliente para participar do sorteio, eliminando processos de envio de notas fiscais ou códigos específicos para conseguir concorrer ao prêmio.

Dessa forma, bastava o consumidor enviar um vídeo de cinco segundos ingerindo a bebida no site oficial da campanha para concorrer. Já a Mastercard, promoveu a ação “Embarque na Torcida”, junto do cartão Latam Pass do Itaú, que sorteou uma viagem de quatro dias para Lima com direito a acompanhante e com os custos pagos.

Agência de viagens oficial da Conmbol, a Absolut Sport também coordenou ativações e serviços de hospitalidade para marcas como Puma, Amstel, Betano, EA Sports e outras envolvidas na final da Libertadores. Além disso, a empresa ainda registrou a venda de mais de dois mil pacotes para a decisão, incluindo cerca de 2.700 ingressos e 2.500 diárias, distribuídas entre 23 hotéis diferentes do Peru.