Startup de mobilidade, a Wemobi encontrou no esporte a plataforma ideal para engajar fãs e trazer novos clientes para seu negócio. Criada em julho de 2020, a empresa é parceira de Palmeiras e Santos no futebol, além do Farma Conde Vôlei São José.
“É possível promover a marca explorando esse entusiasmo dos torcedores por seus times, criando uma forte conexão entre as suas emoções e a empresa”, afirmou Rodrigo Trevizan, CEO da Wemobi, em entrevista para a Máquina do Esporte.
Leia a seguir a entrevista com o executivo da empresa na íntegra:
MÁQUINA DO ESPORTE: Por que a escolha do esporte como plataforma para a comunicação da marca?
RODRIGO TREVIZAN: A Wemobi chegou ao mercado em julho de 2020. Portanto, trabalhamos para ampliar o awareness da marca. O esporte se apresenta como um meio para este fim, mas com um importante diferencial, que é o de criar um engajamento mais aprofundado com os consumidores.
Os esportes movem multidões e envolvem as pessoas pelo pilar da paixão. Então, é possível promover a marca explorando esse entusiasmo dos torcedores por seus times, criando uma forte conexão entre as suas emoções e a empresa.
A Wemobi, por exemplo, desempenha um importante papel para o Palmeiras e para o Santos, que é o de transportar as equipes masculinas durante os campeonatos. Então, o ônibus da marca está presente em momentos significativos para os fãs, e é justamente essa associação que buscamos para a nossa imagem.
MDE: De que forma esse investimento tem retornado em negócios para a empresa?
RT: Em termos de imagem e reputação de marca, associamos a Wemobi aos valores do esporte, como trabalho em equipe, dedicação, disciplina, busca por resultados e aperfeiçoamento constante. Quanto às nossas ações de marketing, estão sempre alinhadas com os hábitos e necessidades atuais do torcedor, que também é um consumidor.
Buscamos ir além do mero fornecimento do transporte e/ou do patrocínio das equipes, proporcionando experiências adicionais aos fãs, como descontos exclusivos para a compra de passagens, concursos culturais, sorteio de ingressos dos jogos e envelopamento dos ônibus a partir de layouts escolhidos pelos torcedores, entre outras iniciativas que proporcionem mais protagonismo aos apaixonados pelos times e os atraiam a conhecer os serviços da Wemobi.
MDE: Por que o apoio ao vôlei?
RT: A Wemobi foi criada para atender todos os públicos, por isso faz todo sentido não ficar centralizada apenas no esporte mais comentado do país, o futebol. Além disso, entendemos o impacto do esporte na sociedade, alcançando diversas áreas e envolvendo todas as classes sociais com a transmissão de valores positivos.
Sabemos que patrocinar um time, independentemente da modalidade e de sua amplitude, vai muito além de uma estratégia de marketing: é uma forma de apoiar um pilar extremamente benéfico para a população, que gera um retorno com um significado maior que o financeiro. A parceria da Wemobi com o Farma Conde Vôlei [time de São José dos Campos (SP)] traduz esse incentivo que queremos para o esporte.
MDE: A empresa pretende buscar novos patrocínios no esporte?
RT: Sim, estamos abertos para novos parceiros e é algo que está sendo estudado. Possivelmente teremos novidades em breve.
MDE: Como você enxerga a concorrência também se posicionando a partir do esporte?
RT: Entendemos que o esporte nacional deve ser valorizado e incentivado pelas empresas, como forma de apoio ao desenvolvimento do país.