A Copa do Mundo Fifa Catar 2022 acabou há pouco mais de um mês, quase ninguém mais fala sobre o assunto, mas um tema não sai da minha cabeça: a paixão de torcedores de Bangladesh, Índia, Paquistão, Nepal, Sri Lanka e outros países pelas seleções de Brasil e Argentina. E, consequentemente, a enorme oportunidade que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação de Futebol Argentino (AFA) têm pela frente para se relacionar com milhões de fãs do outro lado do planeta utilizando plataformas digitais.
Antes mesmo da bola rolar na Copa do Mundo, inúmeros vídeos e fotos mostraram indianos, bengalis, cingaleses, nepaleses e paquistaneses já na torcida por Brasil e Argentina. Durante o Mundial, o clima esquentou de vez, e as imagens geradas no Catar e nos países de origem destes fãs foram de arrepiar. A cidade de Kerala, na Índia, e de Daca, capital de Bangladesh, impressionaram com milhares de torcedores reunidos para apoiar fervorosamente as duas seleções.
Mesmo com o jejum de títulos mundiais dos dois países, que durou exatamente duas décadas, e sem contato direto com as seleções, a paixão se mostrou gigantesca. Ou seja, com a conquista da Argentina e o estabelecimento da comunicação pelas plataformas digitais, o potencial é imenso para o estreitamento da relação, o crescimento do número de torcedores em toda a região e, finalmente, a geração de novos negócios.
Para estabelecer a comunicação com a região, há custos, obviamente. Mas garanto que o investimento é bastante pequeno perto do fortalecimento de marca e do enorme potencial de novos negócios que podem ser gerados a partir daí. Ao produzir conteúdo digital diretamente nos respectivos idiomas, respeitando as tradições e culturas locais, há pouca dúvida de que uma grande e sólida base de fãs se construirá em Bangladesh, Índia, Paquistão, Nepal, Sri Lanka e outros países.
Com a consolidação da base de fãs, será possível entender melhor o perfil dos seguidores e, consequentemente, gerar negócios. Por meio de diversas ferramentas oferecidas por plataformas atualmente, é possível criar muitas oportunidades, como novas propriedades digitais exclusivas para patrocinadores interessados na região e aquecimento da venda de produtos oficiais.
Sem exceção, torcedores fanáticos de futebol têm sede de relacionamento e de consumo (de conteúdo e de produtos) com as equipes que amam. O amor a Brasil e Argentina já foi demonstrado por milhares de cidadãos nascidos em Bangladesh, Índia, Paquistão, Nepal, Sri Lanka e região. Com um trabalho bem focado no marketing digital, não será difícil a tarefa de se relacionar com estes fãs, fortalecer ainda mais a marca e gerar novas receitas.
André Stepan é jornalista, pós-graduado em marketing esportivo, especialista em comunicação e conteúdo digital, e escreve mensalmente na Máquina do Esporte