Antes de qualquer coisa não tem como não começar esta coluna falando que fiquei muito honrado com a publicação que vi no Instagram da Máquina do Esporte na semana passada sobre a retrospectiva de 2025, em que meu nome apareceu como a terceira coluna mais lida do ano nesse site que é referência no mercado esportivo.
Nem lembro quando comecei a escrever na Máquina, mas, sabendo que temos um seleto grupo de profissionais contribuindo por aqui, ficar listado como uma das colunas mais lidas do ano é uma satisfação muito grande.
Agora, sim, vamos ao tema desta última coluna do ano. Há pouco mais de uma semana, tivemos a final da Copa do Brasil, e pude acompanhar de perto as ativações realizadas por parte dos patrocinadores nessa competição que certamente é a mais plural, mais democrática e mais charmosa do país.
O fato dessa competição durar tantos meses e passar por praticamente todos os estados do Brasil, com jogos de clubes grandes em cidades diferentes como só a Copa do Brasil pode proporcionar, fazem dela a plataforma perfeita de ativação por meio do futebol.
Aqui, na Alob Sports, temos o prazer de contar com três patrocinadores da competição como clientes. Durante todo o ano, maximizamos suas iniciativas e fortalecemos o vínculo entre o cliente e a competição, principalmente com conteúdos nos canais oficiais.
Começo falando da Betano, empresa que detém os naming rights da competição e certamente a empresa que mais investe em ativação no Brasil.
Foram diversas ações realizadas para o duelo decisivo, desde a exibição do jogo no espaço Verão Betano criado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), até a premiação com troféus na porta do vestiário para cada um dos atletas do elenco do Corinthians, criação de conteúdo in loco com o embaixador Negrete, banco de reservas para clientes à beira do campo e cartas personalizadas na arquibancada, sem contar um evento em São Paulo (SP), na famosa casa Tatu Bola.
Já o Assaí Atacadista finalizou a série de conteúdos “Comidas de Estádio”, que contou com a apresentação do influenciador Brabo Gordinho e percorreu o país em todas as fases da Copa do Brasil, experimentando e conhecendo as barraquinhas ao redor dos estádios.
A comida mais saborosa de cada local foi escolhida e premiada com um vale-compras de R$ 500 no Assaí. Na grande final, os torcedores votaram na grande campeã do ano, que ganhou um vale-compras de R$ 6 mil, uma reforma na barraquinha e uma mentoria para pequenos negócios da Academia Assaí.
Por fim, a Continental Pneus, cliente antiga da Alob, apresentou, pelo terceiro ano seguido, o “Goleiro Continental”, selecionando o destaque de cada rodada da competição com a influenciadora Marwa.
Para a grande final, levamos ao Maracanã o troféu feito 100% de pneus Continental reciclados, produzido por um artista do interior de Goiás que transforma pneus em obras de arte e esculturas. Fizemos o alinhamento prévio com os goleiros finalistas para que, justamente em caso de título, conseguíssemos fazer a entrevista e a publicação em colaboração com a marca. Neste ano, Hugo Souza, do Corinthians, recebeu o troféu das mãos do influenciador Gonze.
Além dessas três, vale destacar ainda uma ativação que vi no estádio, assinada pela Red Bull: a chegada da bola por meio da descida de um parapente no centro do campo.
Ativações como essas são fundamentais. É assim que as marcas se apropriam cada vez mais dos torneios esportivos e fazem jus ao investimento significativo que é patrocinar uma competição desse tamanho.
Vivemos um momento em que boa parte das marcas já entenderam a importância das ativações e que apenas o patrocínio estático já não é mais satisfatório para os objetivos das empresas.
Em resumo, futebol é relacionamento, ativação e experiência. E a Copa do Brasil, pela sua capilaridade geográfica, continua sendo o torneio perfeito pra isso.
O artigo acima reflete a opinião do(a) colunista e não necessariamente a da Máquina do Esporte
Bernardo Pontes, executivo de marketing com passagens por clubes como Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, é sócio da Alob Sports, agência de marketing esportivo especializada em intermediação e ativação no esporte, que conecta atletas e personalidades esportivas a marcas
Conheça nossos colunistas