Girls on Track

Antonella Bassani e Leticia Bufoni terão seus carros na Porsche Cup atendidos ao longo do ano por equipes 100% femininas - José Mário Dias / Divulgação

“Ainda não entendi direito a dimensão dessa vitória, mas acho que o lugar da mulher é onde ela quiser.”

Foi assim que Antonella Bassani entrou para a história das pistas brasileiras ao vencer em Goiânia (GO), pela primeira vez na Porsche Cup, em junho do ano passado. O triunfo marcou a arrancada da adolescente de 17 anos rumo ao título, conquistado de forma dramática em Interlagos, na preliminar do GP São Paulo de F1.

Neste Dia Internacional da Mulher, merece todo crédito a iniciativa da Porsche Cup, com o respaldo da Mobil como patrocinadora principal. Antonella está de volta para defender o seu título no campeonato que se inicia justamente em Goiânia.

E não vem sozinha.

Na trilha de sucesso da mais jovem vencedora de um campeonato dos carros de competição mais produzidos no planeta, Mobil e Porsche Cup foram além em 2024.

Além de Antonella na classe Challenge, a temporada terá a estreia da skatista olímpica Leticia Bufoni na introdutória classe Trophy.

Cabe destacar que a ênfase não é apenas em quem fica dentro do cockpit. Coordenadas pela diretora de marketing e eventos da Porsche Cup, Regina Franzé, as iniciativas de inclusão na categoria são um dos pilares que fazem deste um evento único.

Na temporada que se inicia, Antonella e Leticia terão seus carros atendidos ao longo do ano por equipes 100% femininas. A presença de mais engenheiras e mecânicas no evento mostra, como bem lembrou Antonella ao vencer pela primeira vez, “que o lugar da mulher é onde ela quiser”.

E não é só em Goiânia que florescem as medidas incentivadoras do programa Girls on Track. Na Arábia Saudita, acontece neste fim de semana, dentro do Grande Prêmio de Jedá da F1, a etapa inaugural da F1 Academy em 2024.

A categoria é comandada por Susie Wolff e voltada para pilotas. Neste ano está encorpada, com todas as suas etapas como evento suporte da categoria rainha. São 15 carros no grid, e dez deles correm com as mesmas cores das dez equipes da F1.

E a bandeira brasileira está representada, com Aurelia Nobels.

A pilota Shell, vinculada à Ferrari Driver Academy, cravou o nono tempo no primeiro treino classificatório do ano e mira bons pontos na primeira rodada dupla da temporada. A corrida inaugural, aliás, é justamente neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Nada poderia ser mais emblemático. São os novos e bem-vindos ventos que sopram nas pistas neste século 21.

Luis Ferrari é CEO da Ferrari Promo e escreve mensalmente na Máquina do Esporte sobre esporte a motor

Sair da versão mobile