Pois é, o ano voou, e chegamos mais uma vez a outubro, o mês da Sportel no principado de Mônaco.
Esta foi a 33ª edição da feira que reúne executivos de plataformas de mídia, agências, federações, ligas, clubes e cada vez mais empresas de tecnologia, startups que de alguma forma buscam fornecer seus produtos e serviços aos grandes detentores de direitos ou às plataformas de mídia.
Foi, aliás, a primeira vez desde 2005 (ano em que estive lá pela primeira vez) que uma empresa do Grupo Endeavor teve um estande construído. E desta vez não foi um, mas sim dois. Um da Endeavor Streaming, empresa de tecnologia do grupo que é o hardware por trás de grandes plataformas de streaming como o NBA League Pass, o Sunday Ticket (da NFL) e o Fight Pass (do UFC). O outro foi justamente da TKO, a nova empresa do grupo, formada por duas marcas gigantes, UFC e WWE (esta recém-integrada ao Grupo Endeavor), que valem, juntas, mais de US$ 20 bilhões.
Parece que foi mesmo o ano das mudanças, pois tivemos muitos estandes novos e uma mudança de leiaute que abriu possibilidades para mais espaço para as famosas reuniões “speed dating” que tomam conta da Sportel. A agenda por lá é sempre cheia e são raras as reuniões que duram mais do que meia hora. É gente do mundo inteiro que está lá para iniciar alguma negociação, fechar algo que já estava em andamento ou simplesmente ampliar a rede de contatos. São mais de 2 mil executivos que não têm muito tempo a perder e acabam dando esta dinâmica extremamente ágil às reuniões e encontros.
A IMG promoveu o seu tradicional coquetel na noite de segunda-feira com executivos convidados, e também aproveitamos para iniciar conversas sobre novos produtos que chegaram ao nosso portfólio, entre eles a renovação do contrato com a Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL), que nos permite negociar as próximas temporadas do torneio, e também o acordo com a Confederação Africana de Futebol (CAF), pelo qual representaremos os direitos da Copa Africana de Nações e Liga dos Campeões da África, entre outros.
O evento em Mônaco continuará sendo o tradicional encontro de toda a indústria, mas, no ano que vem, além do evento de outubro por lá, ainda teremos uma edição em Báli, em fevereiro, que deve ter uma participação maior do mercado asiático/europeu, e uma edição em maio, em Buenos Aires, que deverá basicamente reunir os executivos das Américas. A última vez que tivemos um evento da Sportel na América do Sul foi em 2013, quando o Rio de Janeiro recebeu o evento. Este retorno ao continente ajudará, sem dúvida, a impulsionar a indústria por aqui.
Então, nos vemos em Buenos Aires!
Evandro Figueira é vice-presidente da IMG Media no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte