CBF veta propaganda de casas de apostas ilegais a partir de sexta em suas competições

Imagem Nº 230079 - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians | Imagens da partida entre Flamengo e Corinthians, nesta quarta-feira (02/10/2024), no Maracanã, Rio de Janeiro, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil 2024. Na foto: Romero

Corinthians pode ser obrigado a tirar a marca Esportes da Sorte da camisa a partir do dia 11 - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A CBF mandou ofício aos clubes e federações envolvidos em suas competições oficiais alertando sobre o veto a propagandas de casas de apostas que ficaram de fora da lista da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda (MF), divulgada no último dia 2. Essas empresas não poderão ter suas marcas expostas a partir da próxima sexta-feira (11).

“A exibição de publicidade ou propaganda de empresas, nacionais ou estrangeiras, operadoras de apostas esportivas, sob qualquer forma, inclusive nos uniformes das equipes participantes, fica condicionada ao cumprimento irrestrito dos requisitos previstos na referida Lei e na regulamentação do Ministério da Fazenda”, informou a confederação.

O Regulamento Geral de Competições da CBF só autoriza publicidade, em torneios organizados pela entidade, de operadoras de apostas “que estiverem devidamente habilitadas junto ao Ministério da Fazenda, nos termos da Lei n° 14.790/2023”. Esse não é o caso de quem está ausente da lista da SPA/MF.

Na noite de terça-feira (8), a lista foi novamente atualizada pelo Ministério da Fazenda. Dessa vez, entre as novas empresas que poderão explorar os jogos de azar no Brasil até a regulamentação total do setor, prevista para ocorrer em 1º de janeiro de 2025, aparece a Stake, patrocinadora máster do Juventude, que disputa a Série A do Brasileirão.

Esportes da Sorte

Atualmente algumas das principais anunciantes dos clubes brasileiros não contam com essa autorização. É o caso da Esportes da Sorte, que é patrocinadora máster de Corinthians, Athletico, Bahia, Ceará, Náutico, Santa Cruz e ABC, além do time feminino do Palmeiras e de ter sua marca exposta na camisa do Grêmio.

O Furacão, inclusive, já retirou a marca do espaço máster no último jogo do clube paranaense, contra o Botafogo, sábado passado (5), pelo Brasileirão. Os demais clubes ainda não oficializaram uma decisão sobre o assunto.

Hoje, a Esportes da Sorte possui uma autorização estadual, da Loterj, para atuar no Rio de Janeiro, o que a impediria de fazer propaganda em outras praças. Curiosamente, a plataforma de apostas não patrocina nenhum clube carioca.

Reals

Outra operadora que enfrenta problema semelhante é a Reals, que ocupa o espaço nobre do uniforme de Coritiba e Amazonas, ambos da Série B. A Máquina do Esporte apurou que ambos os clubes aguardam uma definição se a empresa conseguirá regularizar sua situação para seguir usando a marca na camisa.

O Coritiba, por exemplo, irá lançar seu terceiro uniforme nesta quinta-feira (10) e já preparou versões com e sem Reals para estrear a nova camisa na próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Curiosamente, no próximo domingo jogarão justamente Coritiba x Amazonas, no Couto Pereira, em Curitiba. Seria um ótimo jogo para a Reals realizar ações de marketing com os dois clubes que patrocina. Provavelmente, estará impedida sequer de aparecer na camisa das equipes.

Dafabet

Outra plataforma impedida de ter sua marca exposta na próxima rodada é a Dafabet, patrocinadora máster do Guarani.

Conforme a Máquina do Esporte antecipou, a empresa já desistiu de seguir atuando no país e avisou, em comunicado que circulou internamente, para aceitar apostas de brasileiros somente até esta quarta-feira (9). Os clientes da casa de apostas no país também terão que sacar todo o saldo de suas contas até hoje.

Nesta quarta-feira (9), o Bugre informou que a Dafabet decidiu ceder seu espaço na camisa do time para o StarsTEA, projeto do Guarani de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

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