“É o Brazino…”. Admita! Você não apenas é capaz de completar este verso, como na certa ainda o leu cantarolando, no ritmo do funk “Baile de Favela”, de MC João.
Registrado junto ao Ministério da Fazenda como uma empresa autorizada a explorar a modalidade lotérica de aposta de quota fixa, o Brazino 777 opera, na prática, como um cassino online, com foco principal nos slot games (que funcionam segundo a lógica dos caça-níqueis) e crash games (cujo conceito consiste em apostar em linhas, que continuem subindo, de modo similar aos gráficos de linhas nos aplicativos de ações do mercado financeiro).
Os exemplos mais famosos desses produtos são, respectivamente, o Fortune Tiger, conhecido popularmente como Tigrinho, e o Jogo do Aviãzinho. Ambos foram regulamentados mediante portaria publicada pelo Ministério da Fazenda, em 31 de julho do ano passado.
A plataforma opera no Brasil sob a licença obtida pela Futura Apostas Ltda., localizada na Vila Olímpia, em São Paulo (SP). A companhia é uma sociedade que conta com a participação de quatro empresários brasileiros, um investidor do Chipre e uma empresa denominada Alpha Games, sediada em Curaçao e que detém a maior participação no negócio (R$ 28 milhões, em um capital declarado de R$ 35 milhões).
A presença da empresa no pequeno país caribenho, que integra o Reino dos Países Baixos, deve-se ao fato de que ali eram emitidas as licenças para a maioria das casas de apostas e cassinos online que vinham operando no Brasil, desde 2018.
A estratégia do Brazino para alcançar o público brasileiro foi distinta da adotada pelas demais empresas do setor. Além de focar no cassino online, em detrimento das apostas esportivas, a plataforma escolheu um caminho alternativo para se popularizar no país.
Enquanto os demais sites buscaram se associar a clubes, campeonatos e transmissões esportivas, o “jogo da galera” optou por veicular anúncios em sites de pornografia, especialmente no XVideos, que, até alguns meses atrás, chegou a figurar entre as páginas de internet mais visitadas no Brasil
Para se ter uma ideia, em 2023, quando plataformas como OnlyFans começavam a se popularizar no país, o XVideos chegou a somar 880 milhões de acessos mensais no país.
A estratégia de marketing do Brazino consistiu, por muitos anos, em veicular anúncios de curta duração, antes do início dos vídeos pornográficos que seriam assistidos pelos usuários do XVideos.
Essa ligação umbilical com o site de pornografia ajudou o Brazino a se tornar rapidamente popular, entre as mais diversas faixas etárias. No Instagram, é comum encontrar vídeos de influenciadores que abordam pessoas na rua (homens, principalmente), para que completem a letra do jingle da marca. Até mesmo crianças e idosos são capazes de acertar o refrão.
Em suas redes sociais, o Brazino 777 costuma publicar vídeos com comediantes que brincam com a fama de “proibidão” do jingle.
A tendência, porém, é de que agora em diante a piada envolvendo o funk do Brazino deixe de fazer sentido para as próximas gerações, convertendo-se em algo similar ao que se tornaram os bordões do Casseta & Planeta ou da Escolinha do Professor Raimundo.
Isto porque a regulamentação das apostas esportivas, que entrou em vigor no país a partir deste ano, barrou esse tipo de propaganda por parte de empresas licenciadas.
A portaria 1.231, publicada em 31 de julho do ano passado, veda o uso de “ações de comunicação, de publicidade e propaganda e de marketing de loteria de apostas de quota fixa que (…) utilizem mensagens de cunho sexual ou da objetificação de atributos físicos”.
O clipe do Brazino, além de ser veiculado no site pornográfico, trazia o cantor rodeado por belas modelos, em momentos de ostentação (abordagem que também é vetada pela portaria).
Numa busca rápida em sites como XVideos, já não é possível encontrar propagandas da marca, em um sinal de que, por conta da regulamentação, plataformas de conteúdo adulto não mais poderão contar com os recursos provenientes da publicidade do setor de apostas.
E, para além dos juízos morais que possam ser feitos em torno da situação, a estratégia de marketing da empresa vinha dando resultado.
Pesquisa da Aposta Legal Brasil, divulgada em outubro do ano passado, trouxe o Brazino na oitava posição no ranking dos sites de apostas mais populares do Brasil. A plataforma superou a marca de 43 milhões de acessos em setembro de 2024, rivalizando com marcas que fazem grandes investimentos em patrocínios a clubes e torneios de futebol.
Pornografia derrubou a Stake no Reino Unido
Conforme noticiou a Máquina do Esporte nesta semana, um vídeo postado nas redes sociais e protagonizado por uma atriz pornô custou a licença da Stake para operar no mercado do Reino Unido.
A empresa desistiu de operar no país depois de se tornar alvo de uma investigação movida pela Comissão de Jogos britânica, por supostamente utilizar conteúdo sexual para promover jogos de azar.
No vídeo, que foi publicado em uma conta não oficial (mas associada à empresa) e que trazia a logo da Stake, a atriz inglesa Tia Billinger, mais conhecida pelo nome artístico de Bonnie Blue, aparecia nas dependências da Nottingham Trent University, uma das maiores do país, anunciando que em breve estaria no local para fazer sexo com 180 alunos da instituição.
A Stake é patrocinadora máster do Everton, que disputa a Premier League, além de possuir parcerias com Ultimate Fighting Championship (UFC), equipe Sauber de Fórmula 1, Copa Davis e Billie Jean King Cup.
No Brasil, a marca é patrocinadora máster do Juventude, que está classificado para a semifinal do Campeonato Gaúcho. A equipe de Caxias do Sul enfrentará o Grêmio, na disputa por uma vaga na grande decisão.