A Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Penalty, fornecedora oficial de material esportivo do Novo Basquete Brasil (NBB), anunciaram, nesta quinta-feira (13), a nova edição do concurso cultural “A Bola do Jogo 2022/2023”, que tem como objetivo gerar engajamento e fortalecer a prática da modalidade no país.
Os torcedores poderão participar da votação, que será no site da Penalty, onde ficarão expostas as bolas a partir da próxima segunda-feira (17). Neste ano, as 17 equipes integrantes do NBB indicaram artistas para desenhar versões estilizadas da Crossover Pro 7.8 e também uma instituição social ligada à modalidade para receber as premiações.
Além das versões dos times, a Penalty e a LNB escolheram um artista para customizar o visual da bola, que marcará o início dos jogos da próxima temporada do NBB.
15 anos de NBB
“Nesta edição, os desenhos feitos pelos artistas representam a relação do clube com o NBB ao longo desses 15 anos de competição, uma data muito marcante e icônica para a liga. Decidimos homenagear não só os 15 anos de história dos clubes e da competição, mas tudo o que isso representa para o basquete nacional, engajando e dando protagonismo às torcidas e à comunidade basqueteira do país. Colaborando com instituições sociais, podemos incentivar e disseminar a prática esportiva no país, a fim de levar o esporte para todos”, afirmou Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.
Para o presidente da LNB, Delano Franco, a ação em conjunto com a Penalty exalta dimensões do basquete que extrapolam as quadras.
“O projeto ‘A Bola do Jogo’ coloca em evidência o aspecto cultural do basquete. Estamos falando de uma modalidade que na verdade é um estilo de vida, envolvendo música, arte, moda e esporte. E fico feliz de a nossa parceria com a Penalty ser tão plural, abrangendo o fornecimento de bolas, de uniformes para os nossos árbitros e também ações de engajamento com a comunidade basqueteira”, destacou o mandatário.
Como funciona o concurso
A partir de 17 de outubro, todas as bolas ficarão expostas no site da Penalty para votação popular, que seguirá até o dia 6 de janeiro de 2023, data de encerramento do concurso.
Foram definidas quatro etapas de premiação. Para atingir a meta 1, são necessários 3 mil votos, que dão direito a um kit básico de materiais esportivos da Penalty. Já a meta 2 depende de pelo menos 7 mil votos para ser alcançada e premia com um kit intermediário de itens da marca.
Meta coletiva
A fase 3 exige 20 mil votos e garante um kit avançado para a instituição. Por fim, a etapa 4 é coletiva. Para ser atingida, é necessário que todos os clubes alcancem a meta 3 de votação. Dessa forma, todas as instituições selecionadas receberão o kit avançado e materiais extras fornecidos pela Penalty.
“A meta 4 foi pensada para mostrar que o coletivo é muito importante para o esporte, que quanto mais nos apoiarmos e colaborarmos uns com os outros, mais resultados positivos teremos. Estamos muito animados para os resultados desta edição e esperamos que tanto o público quanto nossos parceiros entendam que o objetivo da Penalty é transformar a rivalidade em união, beneficiando a todos”, explicou Caixeta.