Fórmula E tenta ampliar base de fãs com torneio de e-Sports, mas atrai apenas 88 competidores

Primeira etapa do torneio foi realizada em Berlim, na Alemanha - Reprodução / YouTube (ABB Fórmula E)

A Fórmula E, categoria de carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), anunciou a terceira edição de seu campeonato de e-Sports disputado em simuladores, o Accelerate Championship. Os equipamentos são integrados ao jogo rFactor 2 e a premiação total é de € 40 mil (cerca de R$ 222 mil, na cotação atual).

Após duas edições em 2021 e 2022, a competição retornou no último sábado (22), com transmissão no YouTube e na Twitch da Fórmula E, diretamente da Gaming Arena, na Allianz Fan Village, antes do ePrix de Berlim, na Alemanha. 

No total, 88 competidores disputaram as qualificatórias de forma on-line, sendo que 22 passaram para a primeira corrida do circuito. A próxima etapa será nos dias 15 e 16 de julho, durante o ePrix de Roma. Os 11 melhores das duas rodadas disputarão a grande final, no ePrix de Londres, nos dias 29 e 30 de julho, juntamente do desfecho da temporada da Fórmula E. 

As duas edições anteriores foram vencidas pelo dinamarquês Frederik Rasmussen, que representa a Oracle Red Bull Racing Esports. 

Em busca de público

Para atrair uma parcela maior de fãs, a Fórmula E promove o Accelerate Championship visando se conectar com uma geração mais jovem, estratégia também utilizada pela Fórmula 1, que viu seu público rejuvenescer após investir em produção de conteúdo exclusivo para o streaming

Vale destacar que a F1, no entanto, já possui um público consolidado, enquanto a Fórmula E ainda busca criar e expandir sua base de fãs. 

Neste cenário, a categoria de carros elétricos está promovendo um circuito à parte, apenas com influenciadores digitais. Batizado de Accelerate Amped, o torneio reúne 11 criadores de conteúdo estratégicos, cada um representando uma das equipes da Fórmula E, com pontuação simbólica. As rodadas ocorrem em consonância com as corridas do Accelerate Championship. 

Números modestos

Ainda que a estratégia do Accelerate Championship tenha sido validada por outros torneios de corrida, como o Gran Turismo, por exemplo, que será disputado na Semana Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), a expressividade dos números ainda é baixa. 

Prova disso é que apenas 88 competidores participaram das qualificatórias. A transmissão da primeira rodada do Accelerate Championship contou com 12 mil visualizações no YouTube, enquanto menos de mil visualizações foram contabilizadas na Twitch. 

O valor da premiação total, de € 40 mil, pode ser considerado modesto em comparação com premiações de outros campeonatos de automobilismo. O Gamers8, um dos principais torneios de e-Sports do mundo, premia o campeão da Rocket League com US$ 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões, na cotação atual).

Sair da versão mobile