Twitch encerrará atividades na Coreia do Sul em fevereiro de 2024

Novidade foi anunciada durante a conferência anual Twitchcon, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos - Divulgação

Subsidiária da Amazon, Twitch deixará de operar na Coreia do Sul em 2024 - Arte / Máquina do Esporte

A Twitch, pertencente à Amazon, anunciou, nesta semana, o encerramento de suas operações na Coreia do Sul. Os servidores da plataforma no país asiático serão desligados exatamente em 27 de fevereiro de 2024.

O CEO da Twitch, Dan Clancy, explicou que o motivo para deixar o mercado sul-coreano é o custo operacional no país, e que não há “uma maneira clara para compensar esses custos”.

De acordo com o comunicado oficial, os custos operacionais na Coreia do Sul são até dez vezes mais altos do que na maioria dos outros países, o que a empresa considerou “proibitivamente caro”.

De forma escalonada, as mudanças entrarão em vigor a partir de fevereiro de 2024. Nesse sentido, a Twitch afirmou que ajudará os streamers baseados na Coreia do Sul a transferirem suas comunidades para outros serviços disponíveis no país. Outras opções de transmissão ao vivo continuam operando em solo sul-coreano, incluindo o YouTube.

“A Twitch vem operando na Coreia do Sul com prejuízo significativo e, infelizmente, não há perspectivas para que nosso negócio seja executado de forma mais sustentável nesse país”, afirmou Clancy.

Custos elevados para estrangeiros

Os altos custos são decorrentes de regulamentações locais que exigem que empresas estrangeiras paguem altas taxas de uso de rede para operar no país. Como os provedores de conteúdo estrangeiros precisam pagar encargos adicionais pelo uso de dados, os números rapidamente se acumulam com o grande volume de tráfego proveniente de transmissões ao vivo, que são o carro-chefe da Twitch.

Na tentativa de permanecer ativa, a Twitch havia tomado medidas para diminuir seu tráfego na internet no país, com uma redução na qualidade das lives. No entanto, nenhum desses esforços reduziu os custos o suficiente.

Novo concorrente

A Naver, uma das principais empresas de telecomunicações da Coreia do Sul, anunciou que está testando um novo serviço de streaming de jogos, com um lançamento completo já para 2024.

Ainda não está claro como isso afetará a indústria de jogos, e-Sports e as comunidades locais. No entanto, muitas ligas locais e eventos, como o LCK (torneio de League of Legends), usam a Twitch para suas transmissões de e-Sports.

Sair da versão mobile