O GP São Paulo de Fórmula 1 tem conseguido rejuvenescer sua base de fãs e atrair novos públicos, particularmente as mulheres. Atualmente, 37% dos torcedores que comparecem à etapa brasileira da categoria vêm do público feminino.
“Com esse relacionamento, conseguimos estreitar a conexão com os fãs que vai além da corrida. Mensuramos índice de satisfação que é de 87%. Quando perguntamos o quanto o público ficou satisfeito com o evento, a nota é 9,2”, contou Adriana Andrade, gerente de marketing do GP São Paulo de F1, em palestra no Fórum Máquina do Esporte 2024.
LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024:
COB lançará álbum de figurinhas e plataforma de metaverso para Paris 2024
Arnon de Mello: “NBA é mais uma empresa de entretenimento do que uma liga”
Esporte de participação cresce e já tem público de 65 milhões de atletas no Brasil
Genial Investimentos: “Atributos do esporte ajudam na construção de marca e geram negócios”
Diego Ribas: “Fãs são agentes ativos na construção da relação com atletas”
Socios.com: “Oferta de benefícios é o caminho para a popularização da blockchain no futebol”
Ícones do esporte inspiram outras mulheres para o crescimento do mercado feminino
Sportv programa 4 canais e 40 sinais no Globoplay para cobertura de Paris 2024
SAIBA TUDO QUE ROLOU NO FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024 NO NOSSO INSTAGRAM
Segundo a executiva, a média de idade dos torcedores que acompanham a corrida caiu de 44 para 36 anos. A estratégia para atrair uma base de fãs mais jovem passou por ações nas redes sociais, com aposta em conteúdos para o TikTok, além de newsletter e outros produtos digitais.
“Buscamos conversar com o público durante todo o ano, não apenas na época da prova paulistana”, contou Adriana.
Trunfos
Um dos trunfos da etapa brasileira da Fórmula 1 é a corrida sprint, programada para sábado, que faz com que dois dias de evento tenham importância para o campeonato.
E, mesmo sem brasileiros na pista, a presença de Lewis Hamilton, que tem grande identificação com a torcida nacional, também serve como atração para o GP.
O Fórum Máquina do Esporte 2024 tem patrocínio de Genial Investimentos, sportv, Socios.com e Chiliz (Cota Ouro); Ticket Sports (Cota Prata); The Players’ Tribune e BR Media (Cota Bronze).