Mercado Livre “testa” Fórmula 1 com vans, parque, aeroporto e Franco Colapinto

| Franco Colapinto, piloto da Williams, e Fernando Yunes, Vice-presidente Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil

Franco Colapinto, piloto da Williams, e Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil - Divulgação

O Mercado Livre aproveitou a semana do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 para fazer uma espécie de “teste” de ativação do patrocínio que a empresa começou recentemente a realizar na categoria. Foi apenas em 30 de agosto que a equipe Williams e o piloto argentino Franco Colapinto passaram a ser patrocinados pela marca. A entrada da companhia argentina, aliás, foi um dos motivos que fizeram o piloto de 21 anos ser alçado da Academia de Pilotos da Williams ao grid principal da maior categoria do automobilismo mundial.

A escolha por Colapinto e pela escuderia foi lógica, bem como programar as principais ativações de marca para o Brasil. Com origem na Argentina, o Mercado Livre tem, hoje, uma robusta operação em toda a América do Sul. Ter o único piloto sul-americano como garoto-propaganda e usar o único Grande Prêmio no continente para ativar esses patrocínios fazem, portanto, total sentido.

“Como Franco se mudou para a Williams, estamos muito felizes com esta parceria. Já estávamos acompanhando Franco com a equipe global de marketing corporativo do Mercado Livre. Assim, com esta mudança (para a Fórmula 1), iniciamos uma aliança mais forte. Creio que os valores do automobilismo, como velocidade, inovação e tecnologia, sempre procurando melhorar e evoluir, têm tudo a ver com o Mercado Livre e faz todo sentido para nós ao patrocinar a Williams e o Franco”, disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, em um evento realizado na última quinta-feira (31 de outubro).

O patrocínio fez com que Colapinto se tornasse o primeiro argentino a alinhar no grid da Fórmula 1 em 23 anos. O último havia sido Gastón Mazzacane, em 2001.

“Para mim, é um prazer tê-los no carro, tê-los me acompanhando. O Meli é a maior empresa da América Latina e isso representa algo muito especial para mim. Eu precisava do seu apoio e consegui. É um sonho tornado realidade. É um prazer ter vocês agora nos carros mais rápidos do mundo, na Fórmula 1. Afinal, vocês também fazem as entregas mais rápidas, então há um pouco de conexão aí. Feliz por estarmos aqui todos juntos”, declarou Colapinto.

Ativações nas ruas

O evento restrito a alguns jornalistas da Argentina e do Brasil antes do início dos treinos livres no Autódromo de Interlagos foi uma das ativações do patrocínio programadas para a semana do GP São Paulo. Para o público final, o Mercado Livre decidiu usar sua frota de caminhões de entrega para comunicar o aporte, bem como iniciativas em locais bastante movimentados e na mídia.

Diversas vans amarelas, que caracterizam a empresa, passarão a ter a imagem do carro da Williams guiado por Colapinto. A iniciativa já havia sido feita inicialmente no México, onde, na semana anterior, aconteceu o GP do país. E, em breve, os carros da marca na Argentina também terão a adesivagem com a escuderia Williams.

Outra iniciativa da marca acontece durante os três dias da disputa do GP em Interlagos, mas distante mais de 8km do autódromo. No Parque Ibirapuera e no Aeroporto de Congonhas, dois dos lugares mais movimentados da capital paulista, painéis de mídia exterior estarão sincronizados com os carros da Williams na pista.

Os painéis mostrarão cupons de desconto na velocidade em que o carro atravessa a pista em Interlagos. A brincadeira consiste no fato de que os consumidores precisam ser velozes para conseguir captar os cupons exclusivos. Os descontos serão exibidos sincronizadamente ao redor da pista de corrida do parque e na área interna do aeroporto. No domingo (3), haverá promoções com descontos maiores para os consumidores.

Campanha na mídia

Além das ações promocionais, o Mercado Livre já havia feito uma primeira iniciativa para promover a imagem de Colapinto. O piloto foi o astro de uma campanha publicitária em que ele assume o posto de um motorista do Mercado Livre que, acidentalmente, foi confundido com o piloto e teria de dirigir o carro da Williams.

Carregado na ironia e no bom humor, o vídeo tem ganhado repercussão nas redes sociais e ajudado a dar uma imagem mais leve para o estreante Colapinto, que já soma cinco pontos em apenas quatro provas disputadas até agora.

“Eles estão tendo ideias muito boas, não estão? Muito inovador, que é um pouco o que caracteriza a Fórmula 1. Essa inovação, essa tecnologia e essa relação que a gente tem com o Meli vai para toda essa parte também, né? A inovação, as novidades que eles trazem, o progresso e a melhoria constantes. Então, é muito bom tê-los no carro”, resumiu o piloto.

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