Claro foca tecnologia para ativar patrocínio “maior de idade” ao GP São Paulo de Fórmula 1

Claro está presente no GP São Paulo de Fórmula 1 há 18 anos - Divulgação

Patrocinadora da etapa brasileira do Mundial de Fórmula 1 há 18 anos, a Claro focará mais uma vez na tecnologia para ativar o aporte. A operadora é fornecedora de telecomunicações e tecnologia da informação (TI), além de responsável pelas soluções digitais e de conectividade do Grande Prêmio São Paulo, que será disputado entre esta sexta-feira (1º) e o próximo domingo (3), no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.

De acordo com a empresa, em 2024, a Embratel, marca da Claro para o mercado corporativo, será responsável pela entrega de tecnologia integrada nas plataformas fixa, móvel e de soluções digitais para o evento. Para suprir a alta demanda, a estrutura implementada pela Embratel contemplará soluções de telefonia fixa; de conectividade em altas velocidades; fibra óptica para conectar os 18 pontos de telões do autódromo, redes Wi-Fi 6 para as áreas de imprensa, fotos e em pontos estratégicos; e Wi-Fi 5 nas áreas vips, para garantir maior eficiência, capacidade de conexão e densidade de dispositivos conectados com uma tecnologia de alto nível.

Além disso, haverá uma rede de acesso exclusiva e provida com solução GPON, para atender a estrutura de vendas das lojas e caixas instalados no autódromo, assim como solução de transmissão de vídeo (EVSol) para assegurar o transporte seguro do sinal de vídeo ao vivo da competição, via internet, para todo o mundo.

“A Claro tem uma ligação de muitos anos com o automobilismo. Somos parte do Grande Prêmio São Paulo há 18 ediçõese, desde então, buscamos aumentar ainda mais nossa presença em um campeonato tão importante e relevante no cenário mundial. Hoje, a Claro é parceira da Oracle Red Bull Racing, patrocina os pilotos Sergio Pérez e Max Verstappen, e tem o orgulho de ser operadora do F1 Lenovo Grande Prêmio São Paulo 2024”, afirmou Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.

A empresa contará com mais de 38km de cabeamento, sendo 20 de fibra ótica e 18 de cabos UTP, para viabilizar a operação, que incluirá sistemas integrados de voz, dados e internet para estabelecer a comunicação imediata entre diversas áreas da organização e HotLine, com cerca de 100 linhas, conectando as salas de coordenação com áreas estratégicas e essenciais, como Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital, Portões de Acesso e Catracas, Arquibancadas, Central de Segurança e Direção de Prova, entre outras.

Por fim, a transmissão em vídeo também contará com uma moderna estrutura de rede, que fornecerá chips 5G para os equipamentos “Mochilinks” utilizados pela promotora do evento e também na cobertura que será realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.

“Como líder no segmento corporativo e com ampla experiência no fornecimento de soluções para grandes eventos, estamos muito satisfeitos por estar novamente integrando e habilitando o ecossistema digital para o Grande Prêmio São Paulo, um dos eventos mais importantes do calendário esportivo do país e que gera impacto global por meio da tecnologia provida por nós”, disse Marcello Miguel, diretor-executivo de marketing e negócios da Embratel.

“Para o GP, o grande desafio, que cresce a cada edição, é implementar soluções de comunicação e conectividade eficientes que tenham alta disponibilidade, velocidade e suporte para a enorme quantidade de dispositivos conectados simultaneamente e para a demanda de transmissão de dados exigida em um evento desta complexidade”, completou o executivo.

Reforço nas arquibancadas

A Claro terá a maior infraestrutura de rede móvel com cobertura 5G já provida para o GP São Paulo no Autódromo de Interlagos. Segundo a empresa, tudo foi especialmente desenvolvido para suportar o intenso tráfego e a alta demanda de dados nos três dias. Para que o público possa acompanhar o GP e usufruir da rede 5G, a operadora fez um investimento que levará um total de 88 setores dessa tecnologia, quase o dobro da infraestrutura utilizada em 2023.

Além de contar com o 5G+ da Claro, o público presente especificamente na arquibancada H terá disponível uma conexão Wi-Fi para que todos os presentes no setor, clientes e não clientes da operadora, possam aproveitar o evento com conectividade garantida.

Para fechar, os presentes poderão assistir à transmissão oficial diretamente do próprio celular. Isso porque a Claro ativará gratuitamente um mês de Claro TV+ para quem ainda não for usuário da plataforma de streaming da operadora.

Ações

Em Interlagos, a marca fará uma série de ações. A lista inclui desde ativações no espaço da Claro como música ao vivo, simulador de Fórmula 1 com o carro da Red Bull, um telão e até uma ativação de realidade aumentada, em que o público terá a chance de se sentir nos boxes da Red Bull ao tirar fotos ou fazer filmes curtos com os pilotos e carros da equipe austríaca.

A operadora ainda terá algumas ações de relacionamento nas áreas Grand Prix e Pit-Stop do autódromo, pontos de visitação muito desejados entre os fãs da categoria, tendo disponibilizado ingressos para resgate no programa de relacionamento Claro Clube. Ainda durante o fim de semana do GP, a empresa fará ações com foco em proporcionar uma experiência diferente para crianças impactadas pelas iniciativas que são apoiadas pelo Instituto Claro.

Fora de Interlagos, os fãs que forem ao autódromo de trem terão a oportunidade de ver algumas ativações na Estação Morumbi-Claro, da Linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que incluem a adesivação da passarela e a disponibilização de um cockpit com o jogo oficial da Fórmula 1. A operadora também nomeia o “Expresso Claro 5G+”, trens com destino ao autódromo que terão apenas uma parada, indo diretamente à Estação Morumbi-Claro.

Expresso Claro 5G+ é uma das ativações da operadora para o fim de semana da Fórmula 1 em São Paulo – Divulgação
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