Em 2025, o Santos está empenhado em ampliar suas receitas comerciais, com a criação de novas fontes de faturamento.
O movimento busca aproveitar a presença do astro Neymar na Vila Belmiro. Mesmo enfrentando recorrentes contusões, que o impedem de ter uma sequência ampla de jogos, o atleta continua a ser uma verdadeira mina de ouro, em termos de publicidade e marketing.
Na semana passada, o atacante brasileiro apareceu em sexto lugar no ranking elaborado pelo Sports ProMedia, do Reino Unido, dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo em 2025, ficando à frente de nomes como LeBron James e Lionel Messi.
Neymar é sinônimo de mídia espontânea para o clube, que busca explorar esse potencial. Um dos mais recentes projetos do Santos nessa área é a comercialização de placas publicitárias instaladas no Centro de Treinamento (CT) Rei Pelé.
O primeiro espaço foi vendido para a Construmoura Construtora, com sede na Baixada Santista. A tendência é que a propriedade acabe por atrair marcas de expressão regional, que, em geral, não conseguiriam estar na camisa do time ou mesmo nos painéis de led do estádio da Vila Belmiro (negócio que hoje é explorado pela agência Brax).
No total serão comercializadas 18 placas em formato outdoor, no CT Rei Pelé. Com essa iniciativa, o Santos projeta uma receita adicional da ordem de R$ 3 milhões ao ano.
“Nós estamos abrindo essa nova propriedade comercial para o mercado. Buscamos alternativas para ampliar o faturamento do clube e diversificar nossa base de parceiros. Esse é um movimento fundamental para fortalecer às finanças do Santos. Temos outras negociações em andamento, sempre respeitando os segmentos dos atuais patrocinadores”, afirma Caio Lacerda, executivo de marketing e negócios do clube.
Disparada nas receitas e nas redes
O primeiro semestre de 2025 ficou marcado pela disparada nas receitas comerciais e no desempenho do Santos nas redes.
Na metade inicial do ano, o clube faturou comercialmente R$ 298 milhões, valor 46% maior do que o total orçado para o período.
O resultado foi potencializado pela criação de novas frentes comerciais, incluindo a retomada da parceria com a Netshoes, que havia vigorado de 2010 a 2021, para a reativação da loja oficial online do clube, a Santos Store.
Conforme já noticiou a Máquina do Esporte, o Peixe precisou alterar por completo sua estratégia comercial e logística, a fim de adiantar o lançamento do uniforme 3, de modo a capitalizar a presença de Neymar na Vila Belmiro.
O modelo, que é na cor turquesa, teve 90 mil unidades vendidas desde que passou a ser disponibilizada ao público.
Em 2025, o Peixe já ultrapassou a marca de 240 mil camisas comercializadas (de todos os modelos), atingindo a meta estipulada para a temporada e se tornando elegível para um bônus milionário previsto em contrato com a fornecedora Umbro.
Nas redes, o Santos também vem experimentando bons momentos, que contrastam com o desempenho inconstante apresentado pela equipe dentro de campo.
Em julho deste ano, o Peixe ultrapassou o Flamengo como clube brasileiro mais seguido no TikTok, com 7 milhões de fãs. A rede é conhecida por atrair mais usuários das Gerações Z e Alpha.
O clube da Vila alcançou a marca de 600 milhões de visualizações na rede chinesa, contra 210 milhões da equipe carioca.
Considerando-se as principais plataformas de mídias sociais, o Santos conquistou 810 mil novos inscritos em julho deste ano, com um total agregado superior a 25 milhões de seguidores, ficando atrás apenas de Flamengo e Corinthians, mas à frente de Palmeiras e São Paulo, nesse ranking.
