Na noite da última sexta-feira (23), o Bahia e o City Football Group (CFG) emitiram um comunicado conjunto para explicar, em especial aos torcedores do time, em que pé estão as negociações para uma possível compra de boa parte do clube pelo grupo sediado nos Emirados Árabes Unidos.
A proposta oficial é a compra de 90% do Bahia, com os 10% restantes continuando com a associação do clube. “Se a proposta for aprovada pelos órgãos competentes de governança do Esquadrão, o veículo de investimento será uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a ser incorporada pelo Bahia, com o City Football Group posteriormente se juntando como acionista em busca do desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo para o Bahia”, diz o comunicado.
A compra está sujeita a diversas aprovações e também a processos inerentes ao negócio, mas, se aprovada, liquidaria com as dívidas do clube. “Sujeito a todas as aprovações e processos, o investimento proposto permitiria ao Bahia quitar a totalidade de obrigações de dívidas existentes e incluir um robusto programa de financiamento para investir em jogadores”, continua o comunicado.
A partir da sexta-feira (23), o Conselho do Bahia terá dois meses para enviar um parecer aos sócios do clube. Depois disso, os sócios do clube poderão votar a proposta em uma Assembleia Geral.
Caso se confirme a compra, o time brasileiro se tornaria o primeiro do país a fazer parte do CFG e o 13º do mundo todo. Atualmente, a lista conta com Manchester City (Inglaterra), Palermo (Itália), Girona (Espanha), New York City (Estados Unidos), Melbourne City (Austrália), Mumbai City (Índia), Lommel (Bélgica), Troyes (França), Montevideo City Torque (Uruguai), Yokohama Marinos (Japão), Sichuan Jiuniu (China) e Bolívar (Bolívia), que é um clube parceiro.
Leia abaixo o comunicado oficial na íntegra:
O Esporte Clube Bahia e o City Football Group confirmaram hoje que o CFG apresentou uma proposta para adquirir 90% Bahia, com os 10% restantes permanecendo com a Associação do clube.
Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, e Ferran Soriano, Diretor Executivo do City Football Group, reuniram-se com os conselheiros tricolores para apresentar as propostas de investimento.
Se a proposta for aprovada pelos órgãos competentes de governança do Esquadrão, o veículo de investimento será uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a ser incorporada pelo Bahia, com o City Football Group posteriormente se juntando como acionista em busca do desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo para o Bahia.
As prioridades incluem o fortalecimento do desempenho das equipes masculina e feminina em campo e o sistema de categoria de base em todos os níveis e idades, visando o objetivo de jogar um futebol de primeira linha na Série A do Campeonato Brasileiro e em competições continentais.
Garantir sustentabilidade financeira, melhorar o clube e sua infraestrutura, atender aos torcedores e programas sociais de apoio à comunidade local são fundamentais para o compromisso do CFG em desenvolver o Bahia em um clube de futebol de classe mundial para o Brasil.
CFG e Bahia também confirmaram que a identidade, as cores e o hino do Esquadrão não mudarão.
Sujeito a todas as aprovações e processos, o investimento proposto permitiria ao Bahia quitar a totalidade de obrigações de dívidas existentes e incluir um robusto programa de financiamento para investir em jogadores.
Após as apresentações de hoje, o Conselho enviará parecer em até dois meses aos sócios do clube para que eles possam votar a proposta numa Assembleia Geral.
O Bahia se tornaria o 13º clube da família global do City Football, que ganhou ligas nacionais na América, Austrália, Bolívia, Inglaterra e Índia nos últimos dois anos.