O Bahia é o clube que lidera o engajamento de seus torcedores em NFTs após o lançamento da última campanha da Socios.com com colecionáveis digitais aproveitando o início do Brasileirão, em abril.
No total, os fãs brasileiros já resgataram mais de 75 mil ativos digitais na campanha “Prove sua paixão” (“Proof of passion”, no original em inglês), lançada pela empresa com seus oito clubes parceiros na Série A do Brasileirão: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco.
“Os oito clubes que fazem parte do nosso ecossistema estão participando ativamente da campanha. É a possibilidade do torcedor registrar a sua paixão em tecnologia blockchain”, afirmou Bruno Pessoa, diretor-geral da Socios.com e da Chiliz no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
E, embora o Bahia, vice-líder do Brasileirão, esteja na ponta, o clube briga de maneira acirrada com outros dois times, Flamengo e Palmeiras, pela liderança. A diferença entre o primeiro e o terceiro colocado é de menos de 200 colecionáveis digitais.
“O número de colecionáveis resgatados desde o início do Campeonato Brasileiro, estamos na quinta rodada, é bastante interessante”, avaliou Pessoa, que participou de um debate sobre o tema durante o Sports Summit, congresso da indústria do esporte, em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (9).
Prêmios
Para promover o engajamento dos torcedores nas ações, cada clube oferece premiações resgatáveis, como camisas autografadas e braçadeiras de capitão utilizadas nos jogos.
“Queremos ter a possibilidade de permitir ali que o torcedor adquira experiências que não dependam apenas dos clubes, mas que também as marcas possam se apropriar disso e beneficiar os torcedores”, contou o executivo, mostrando uma forma nova das empresas poderem ativar seus patrocínios aos clubes brasileiros.
Segundo a Socios.com, o Brasil é um dos países que mais utiliza tecnologia de blockchain entre os 160 em que a empresa possui clientes.
“São mais de 450 mil brasileiros que têm o aplicativo da Socios.com e que interagem diariamente com fan tokens”, destacou Pessoa.