O Benfica anunciou que será o primeiro clube de Portugal a lançar seu fan token na plataforma de criptomoedas Socios.com. A empresa tem contratos com mais de 150 clubes ou ligas, incluindo Manchester City, Barcelona e PSG. O astro Lionel Messi também é embaixador da marca.
“Temos estado muito atentos aos ativos digitais. É um mercado que tem sido influente na indústria do esporte nos últimos tempos. O Benfica está constantemente focado na procura e entrega de uma experiência positiva à nossa torcida. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Socios.com”, afirmou Domingos Soares de Oliveira, CEO do Benfica.
Lançamento e benefícios
As datas de lançamento do Benfica Fan Token, o número de tokens e o preço aos torcedores ainda não estão definidos. Os fan tokens serão negociáveis.
“Tendo construído uma rede de parceiros verdadeiramente de classe mundial, nosso foco agora é adicionar mais recursos e oportunidades de engajamento para os detentores de fan tokens”, contou Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com.
“Estamos ansiosos para criar novas experiências para o Benfica e seus torcedores apaixonados em todo o mundo”, acrescentou o executivo.
Estamos muito atentos aos ativos digitais. É um mercado que tem sido influente na indústria do esporte nos últimos tempos.
No Brasil, a plataforma possui contratos com nove clubes: Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco.
Os detentores de fan tokens do Benfica terão direito de votar em enquetes, muitas vezes influenciando decisões no clube português. Além disso, também ganharão recompensas, experiências vips e direito de acessar jogos, competições e ofertas exclusivas por meio do aplicativo.
A Socios.com informou que realizará pelo menos 500 pesquisas neste ano, enquanto mais de 17 mil torcedores assistirão a jogos por meio de recompensas e competições obtidas por serem detentores de fan tokens.
Finanças problemáticas
O Benfica registou perda recorde de € 17,4 milhões na temporada 2020/2021. Na primeira metade da temporada 2021/2022, o clube voltou a ter déficit, dessa vez de € 31,7 milhões.
A iniciativa de lançamento dos fan tokens não cobrirá essas perdas, mas poderia fornecer uma porta de entrada para um maior envolvimento dos torcedores e a chegada de novas receitas, com potencial para ampliar sua base de fãs internacionalmente.
O Benfica terminou o Campeonato Português em terceiro lugar nesta temporada, atrás do campeão Porto e do vice Sporting. Na Champions League, a equipe portuguesa atingiu as quartas de final, após passar pela fase de grupos e eliminar o Ajax nas oitavas. O clube de Lisboa, porém, acabou caindo diante do Liverpool, vice-campeão do torneio.