Betfair e Cruzeiro farão campanha contra o racismo nas camisas das categorias de base

Cruzeiro promoverá ação contra o racismo nas camisas das categorias de base - Divulgação / Betfair

A Betfair, casa de apostas que é patrocinadora máster do Cruzeiro, cederá o espaço na camisa das equipes das categorias de base da Raposa para a ONG Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O objetivo é aprofundar a discussão sobre o racismo no futebol.

Como forma de dar destaque a essa parceria, a equipe profissional do Cruzeiro entrará em campo neste sábado (2), pelo Campeonato Mineiro, contra o Uberlândia, às 16h30 (horário de Brasília), no Mineirão, com uma edição limitada da camisa contendo a marca do Observatório Racial.

De acordo com Shane O’Driscoll, diretor de marketing da Betfair, a iniciativa não está relacionada apenas com a luta contra o racismo, mas também para garantir que as apostas esportivas sejam realizadas de forma responsável.

“Quando assinamos a parceria com o Cruzeiro, em janeiro de 2023, já iniciamos a negociação com a diretoria sobre como poderíamos utilizar o espaço das camisas das categorias de base para causar um impacto positivo, já que nunca foi nosso objetivo expor a Betfair em um ambiente que envolve jovens atletas”, afirmou a executiva.

“Então, nada mais justo do que ceder esse espaço para uma causa tão justa como a do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Esperamos que essa parceria ajude no combate ao racismo, mas também colabore na educação da juventude quanto ao jogo responsável”, completou.

Histórico

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto fundado em 2014, que monitora e noticia os casos de racismo no futebol brasileiro com o objetivo de expor e combater a violência e a discriminação racial. Graças ao desenvolvimento de ações informativas e educacionais, o Observatório tornou-se uma ferramenta de consulta para o debate público e a construção de conhecimento dentro do futebol brasileiro.

Em 2023, a entidade firmou parceria com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com o objetivo de combater o racismo no futebol na América do Sul. Além disso, tem trabalhado em um plano de alfabetização racial para funcionários e dirigentes de toda a confederação, acompanhando de perto as campanhas e eventos de conscientização e educação racial.

“Atenção às categorias de base é um passo fundamental no combate ao racismo e a todos os tipos de preconceito, uma vez que é lá que estamos construindo as próximas gerações. Por isso, essa campanha se faz tão importante”, disse Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

“Nós, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, estamos satisfeitos com esse movimento e esperamos que, cada vez mais, ele se torne constante no nosso país”, acrescentou.

Combate ao racismo

Para Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro, a ação é um reflexo da preocupação do clube em relação à luta contra o racismo.

“Estamos extremamente orgulhosos da parceria com a Betfair e da iniciativa de ceder o espaço nas camisas das nossas categorias de base para o Observatório Racial. Esta ação espelha os valores essenciais do Cruzeiro, que se empenha no combate ao racismo e, ao mesmo tempo, busca proteger nossos jovens dos perigos do jogo irresponsável”, afirmou o executivo.

Cruzeiro e Betfair firmaram contrato de patrocínio em janeiro de 2023 com dois anos de duração. O acordo contempla exposição no espaço máster da camisa da equipe masculina, além de visibilidade na parte superior das costas nos uniformes do feminino e das categorias de base.

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