A Chiliz, empresa de blockchain da indústria do esporte e do entretenimento, anunciou uma parceria com o estúdio de jogos Unagi e a Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) para lançar o fantasy game Coach Ligue 1.
“Estamos orgulhosos de lançar o Coach Ligue 1 em parceria com a Unagi e a LFP. Isso não é apenas um jogo; é o início de uma nova vertical que verá muitas colaborações semelhantes com outras ligas em todo o mundo”, afirmou Alex Dreyfus, CEO da Chiliz.
Regras
O Coach Ligue 1 oferece aos torcedores da primeira e da segunda divisões da França a oportunidade de montar times usando cartas colecionáveis de seus jogadores favoritos, cunhadas na Chiliz Chain.
“O Coach Ligue 1 oferece uma experiência nova para os torcedores, permitindo coletar, negociar e competir com cartas digitais de jogadores durante toda a temporada”, contou Charlie Guillemot, cofundador e CEO da Unagi.
“Isso complementa as nossas plataformas existentes, adicionando uma nova dimensão à nossa comunidade. Estamos entusiasmados com o que está por vir em 2024, à medida que continuamos a expandir nosso ecossistema digital”, completou o executivo.
O jogo apresenta uma experiência gamificada na qual os torcedores podem competir semanalmente para subir posições nas tabelas nacionais e globais de classificação, usando moedas do jogo para adquirir novos pacotes de atletas e aprimorar suas equipes.
O Coach Ligue 1 também apresenta cinco níveis de raridade de cartas (Espoir > Pro > International > Champion > Légende), permitindo aos usuários participar de torneios cada vez mais competitivos.
“Essa iniciativa estabelece um novo padrão de como as ligas podem se envolver diretamente e agregar valor aos fãs por meio de ativos digitais”
Martin Jaglin, diretor de crescimento digital da LFP Media
“Ao sermos pioneiros no nosso próprio jogo fantasy de futebol, garantimos que a LFP Media permaneça na vanguarda da transformação digital no entretenimento esportivo”, complementou.
Parcerias
A parceria com a Chiliz garante a limitação de disponibilidade e valor para cada carta do jogo graças à tecnologia blockchain. O desenvolvimento da plataforma Coach Ligue 1 foi facilitado em colaboração com a Unagi, estúdio de jogos por trás do Ultimate Champions, com experiência em jogos e tecnologias da Web3.
Segundo a Chiliz, a tendência é de que as ligas, no futuro, sejam gestoras de seus próprios NFTs e fantasy games. Com isso, garantirão um novo fluxo de receita e engajamento com os fãs.
“Ao possuir o relacionamento direto com os torcedores, as ligas podem agora monetizar e alavancar de forma mais eficaz suas propriedades intelectuais, sem as restrições de acordos de licenciamento de terceiros”, analisou Dreyfus.