A chegada do City Football Group, que assumiu o controle da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Bahia em 2023, trouxe grandes transformações ao clube.
As mudanças não ficaram restritas ao futebol. Nelson Barros Neto está no Tricolor há 12 anos e teve a chance de acompanhar de perto o antes e o depois da vinda do grupo multiclubes, que também é proprietário de equipes como Girona e Manchester City.
Gerente de conteúdo do Bahia, Nelson conversou com a Máquina do Esporte durante a Confut Nordeste, que é realizada até esta quinta-feira (4), em Recife (PE).
“Nos últimos dois anos, aumentamos nossa equipe de maneira avassaladora. Hoje são cerca de 40 profissionais atuando na área. No passado, eram quatro pessoas no máximo, que precisavam se desdobrar de maneira criativa para produzir os conteúdos. Nos jogos fora de casa, muitas vezes dependíamos do time adversário enviar fotos e vídeos”, disse o gerente.
Com a equipe de conteúdo turbinada, que reúne profissionais da Bahia e de outros estados, o clube tem conseguido avançar nas redes sociais.
“O Bahia assumiu a liderança em números de inscritos nas diferentes redes, entre os times do Nordeste. No Brasil, fomos o terceiro que mais cresceu neste ano, ficando atrás apenas do Santos, que teve o ‘efeito Neymar’, e do Mirassol, que foi a grande novidade da Série A. Nosso crescimento foi de 12%, maior que o do Flamengo, que ficou em 11%”, afirmou.
A liderança nas redes no Nordeste, hoje ocupada pelo Bahia, antes pertencia ao Sport. De acordo com Nelson, o bom desempenho da equipe dentro de campo ajuda a potencializar os resultados nas plataformas digitais. Mas, na avaliação do executivo, o trabalho de conteúdo desenvolvido pelo clube tem sido fundamental para esse desempenho.
“Não adianta a gente ter a melhoria no resultado esportivo e não aproveitar isso nas redes”, ponderou o gerente.
Inovações
Para crescer nas redes e engajar torcedores, o Bahia buscou criar alguns conteúdos inovadores, caso do “VAR Estági”, que hoje se tornou mais popular entre os seguidores do que os tradicionais vídeos de bastidores, que os clubes costumam lançar após as partidas.
Outro aspecto que tem contribuído com o crescimento digital do clube, segundo Nelson, é a postura do Tricolor de Aço em prol das causas sociais.
“O Bahia se tornou referência em ações sociais e afirmativas. Com isso, pessoas ao redor do Brasil passam a gostar do clube, por conta desse posicionamento”, explicou. Isso faz com que camisas temáticas, relativas a temas sociais, alcancem bons números de vendas em outros estados brasileiros.
A equipe da TV Bahêa, que tem 401 mil inscritos no YouTube e também é líder na categoria entre as equipes nordestinas, passou de dois para oito profissionais, representando um importante ativo para o clube.
A estratégia de conteúdo do clube nas redes também tem conseguido aproveitar a imagem de ídolos de grandes clubes do Sudeste, caso do técnico Rogério Ceni, ex-São Paulo, e do meia Everton Ribeiro, ex-Flamengo.
“Temos muitos projetos que utilizam a força dos dois. Em nossos jogos fora, é muito vermos inúmeros torcedores do São Paulo e do Flamengo esperando o time, na saída do hotel”, disse Nelson.
