O Atlético-MG está potencializando a criação de novos negócios com o avanço do Super App do Galo. O aplicativo que promove a interação dos torcedores com o clube foi baixado mais de 700 mil vezes e oferece oportunidades para ativações e conversões através de dados detalhados.
O aplicativo, um ecossistema digital unificado, foi lançado em abril de 2023, dias antes da estreia da Arena MRV. O Super App do Galo oferece votações, informações sobre o clube e a possibilidade de compra de produtos e serviços no estádio.
“Começamos do zero, já tinha o Super App antigo, mas a gente perdeu toda a base, então tivemos que reconstruir realmente. É muito legal o que a gente vem construindo não só nesses números, mas também no engajamento do torcedor”, disse Débora Saldanha, gerente de inovação do Atlético-MG, à Máquina do Esporte.
Mais de dois anos após ser disponibilizado para os torcedores, o Super App do Galo tem uma média mensal de 180 mil usuários ativos, com mais de 43 mil cliques em notificações.
“São números muito grandes, que trazem orgulho para mim e para as equipes de TI e inovação”, contou Débora.
Dados
De fevereiro a agosto de 2025, a plataforma gerou mais de 11,4 milhões de impressões. Os acessos geram informações valiosas sobre os hábitos dos torcedores, o que possibilita ativações mais eficientes e, consequentemente, de maior valor.
“Temos usado inteligência artificial e a hiper personalização de comunicação para diferenciação de público e de idade, [entre outros]”, pontuou a gerente de inovação.
A captação desses dados é potencializada através de iniciativas como o GaloID, em que os torcedores criam um perfil e recebem uma “identidade” utilizada para comprar ingressos e ter acesso a benefícios.
Com isso, diversas empresas apostaram na plataforma para criar conexões com a torcida do Atlético-MG. H2Bet, atual patrocinadora máster do clube, MM Aluguel de Carros e ABC da Construção, entre outras, já estiveram no aplicativo.
Monetização
Através das parcerias, o aplicativo se torna capaz de gerar novas fontes de renda para o Atlético-MG. Em março, o clube anunciou uma parceria com a Retize, para comercialização de anúncios no Super App.
A parceria viabiliza a inserção de marcas no ecossistema digital e oferece a mensuração do desempenho das campanhas e ações.
Desta forma, o Atlético-MG passa amplia a monetização em toda a jornada do torcedor, criando pontos de contato entre marcas e fãs em momentos que ultrapassam a realização das partidas, por exemplo.
Matchday
O Super App do Galo também evolui a experiência dos torcedores nos dias de jogos do Atlético-MG. Na Arena MRV, os atleticanos são incentivados a interagir com as iniciativas promovidas pelo estádio antes e durante as partidas.
Uma das iniciativas promovidas através da plataforma foi escolhida como a Melhor ação de matchday e engajamento de fãs no Prêmio Confut Sudamericana 2025, que exaltou clubes, entidades, campanhas, empresas e profissionais de destaque na indústria esportiva.
“O show de luzes depende do torcedor acessar e dar o ‘ok’ para participar. Todo jogo que a gente tem feito, temos tido pelo menos 15 mil pessoas participando. A resposta que vemos do torcedor é que ele usa e quer fazer parte”, exaltou Débora Saldanha.