Com novo formato, Champions League distribuirá € 2,4 bilhões aos clubes participantes

Atacante Rodrygo, do Real Madrid, em ação durante partida da Champions League - Reprodução / Instagram (@realmadrid)

A Champions League entrou em uma nova era nesta terça-feira (17), quando foi dado o pontapé inicial da temporada 2024/2025. A principal competição europeia de clubes conta com um novo formato, com mais partidas e pagamentos maiores aos clubes.

O torneio organizado pela Uefa deixou de ter fases de grupos com 32 times. A partir deste ano, contará com uma fase de liga que terá a participação de 36 clubes.

As equipes classificadas para a fase de liga jogarão oito partidas (quatro como mandante e quatro como visitante), duas a mais em comparação com o formato antigo. Aquelas que terminarem classificadas entre as oito primeiras colocações se classificam direto para os mata-matas.

Os times que ficarem entre a 9ª e a 24ª posições disputarão os playoffs para as oitavas de final. Aqueles que se classificarem completam as oitavas. A partir daí, a competição segue o padrão dos anos anteriores.

Com as mudanças, os clubes farão mais partidas pela Champions League. Considerando a partir da fase de liga, o torneio terá 189 jogos, um aumento de 64 partidas em comparação com os últimos anos.

Esse número maior de duelos aumentará também a arrecadação da competição, que refletirá no pagamento direcionado aos participantes.

Premiação

Com um número maior de jogos, a premiação da Champions League também aumentou. Na temporada 2024/2025, € 2,437 bilhões serão distribuídos pela Uefa aos clubes participantes do torneio. O valor representa um aumento de 20% em comparação com a edição anterior.

As premiações começam antes mesmo da primeira fase. Os clubes que disputaram os playoffs da Champions League buscando vagas na fase de liga e não obtiveram a classificação receberam € 4,29 milhões.

As 36 equipes da fase de liga serão premiadas com € 18,62 milhões pela participação. Além disso, receberão € 2,1 milhões por vitória, € 700 mil por empate e uma premiação baseada em sua posição final, que pode chegar a € 9,9 milhões.

Os times classificados para os playoffs dos mata-matas receberão € 1 milhão. As premiações acumularão por fase, sendo € 11 milhões para as oitavas, € 12,5 milhões para as quartas, € 15 milhões para as semifinais, € 18,5 milhões para a final e € 6,5 milhões para o campeão.

Sendo assim, o campeão da temporada 2024/2025 da Champions League pode embolsar até € 110,82 milhões em premiações (cerca de R$ 670 milhões, pela cotação atual).

Patrocinadores

O valor bilionário que será distribuído aos clubes é possibilitado, entre muitos outros fatores, pelas receitas obtidas com patrocínios.

Adidas, Heineken, Playstation, Lay’s, Mastercard, FedEx, JustEatTakeaway.com, Crypto.com, Pepsi e Qatar Airways são algumas das empresas parceiras da competição.

Com relação aos patrocínios a equipes, a Emirates é a marca com mais patrocínios másteres. A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos ocupa o espaço nobre do uniforme de Arsenal, Benfica, Real Madrid e Milan. A Betano vem logo atrás, com três equipes (Aston Villa, Sparta Praga e Sporting).

A Adidas, que patrocina a Champions League, se destaca no fornecimento de material esportivo. A marca alemã é responsável pelos uniformes de 10 dos 36 clubes do torneio. Puma e Nike empatam na segunda colocação, com 8 times cada.

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