Conmebol e Concacaf decidem fazer Copa América de 2024 nos EUA com 16 seleções

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, nesta sexta-feira (27), que a disputa da próxima edição da Copa América masculina acontecerá nos Estados Unidos, como forma de testar as arenas que serão utilizadas na Copa do Mundo de 2026, na qual os norte-americanos serão sede ao lado de Canadá e México.

“A Conmebol e a Concacaf estão unidas por laços históricos e afetivos. Mas, acima de tudo, estamos unidos pela paixão, característica de toda a América, pelo futebol e pelo esporte. Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos”, afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

“Queremos que essa paixão se traduza em mais e melhores competições, e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério. Sem dúvida, as duas confederações acreditam no grande e vamos trabalhar com essa orientação”, acrescentou o dirigente paraguaio.

Novo formato

A Copa América terá 16 seleções na disputa, sendo dez da América do Sul e seis da região abrangida pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf). As tratativas sobre a organização do torneio já haviam começado no mês passado, e os países da Concacaf terão a oportunidade de se classificar para a competição por meio da Liga das Nações da Concacaf 2023/2024.

Pela Conmebol, participarão da disputa: Argentina (atual campeã da Copa América e da Copa do Mundo), Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Para a Concacaf, o torneio também serviria de preparação para as principais seleções de sua região para a disputa da Copa do Mundo.

A Copa América masculina estava originalmente marcada para acontecer no Equador em 2024. No entanto, os equatorianos comunicaram, no último mês de novembro, a desistência de abrigar o torneio.

Copa Ouro Feminina

A Concacaf também enviará as quatro melhores seleções femininas da América do Sul para disputarem a Copa Ouro 2024. Pela América do Sul, disputarão a competição os semifinalistas da Copa América Feminina de 2022: Brasil (campeão), Colômbia, Argentina e Paraguai.

“Esta parceria é para apoiar o crescimento contínuo do futebol masculino e feminino na Concacaf e na Conmebol, e será verdadeiramente um benefício mútuo para ambas as confederações”

Victor Montagliani, presidente da Concacaf

“Trabalhando de mãos dadas com a Conmebol, vamos oferecer competições de elite que darão mais oportunidades para nossas federações e que sabemos que os torcedores querem ver. Trabalharemos juntos para garantir que o futebol nas duas regiões continue a prosperar”, completou o dirigente.

A edição inaugural da Copa Ouro Feminina será nos Estados Unidos, com a participação de mais oito seleções filiadas à Concacaf. As duas equipes da entidade que participarão dos Jogos de Paris 2024 (Estados Unidos e Jamaica ou Canadá) estão garantidas na Copa Ouro. As seis equipes restantes da região sairão de um qualificatório disputado em 2023.

Nova competição

A Conmebol e a Concacaf também anunciaram uma nova competição de clubes. As entidades organizarão um torneio estilo “final four” envolvendo os melhores times de cada confederação. 

As quatro equipes participantes (duas da América do Sul e duas das Américas Central, do Norte e do Caribe) se classificarão por meio das competições de clubes existentes.

A Conmebol não deixou claro, porém, de onde sairiam os dois representantes sul-americanos. Questionada pela Máquina do Esporte se seria o campeão da Libertadores e o da Copa Sul-Americana ou se seriam os finalistas da Libertadores, a entidade informou que isso seria “divulgado oportunamente”.

Conmebol e Concacaf informaram que estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024. O principal desafio é encontrar datas no carregado calendário do futebol.

Histórico recente

Recentemente, em 2016, os Estados Unidos já foram sede da Copa América masculina, na edição comemorativa do centenário da mais antiga competição continental de seleções.

O título ficou com o Chile, que derrotou a Argemtina, de Lionel Messi, na final. Após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, os chilenos venceram por 4 a 2 nos pênaltis.

Participar da Copa América não é novidade para duas das três seleções que serão sede da próxima Copa do Mundo. Os Estados Unidos já disputaram o torneio quatro vezes. Já o México esteve presente em dez edições. O Canadá, por sua vez, pode vir a estrear na competição.

Sair da versão mobile