A Corona, patrocinadora do América, clube mais popular do México, implantou uma nova maneira dos torcedores pagarem pela cerveja dentro do Estádio Azteca, na Cidade do México. A torcida agora pode usar chips, implantados atrás do escudo das camisas dos torcedores, para comprar o produto, que se conecta com a carteira digital do cliente por meio de um mecanismo de radiofrequência.
A patrocinadora detectou uma queda de venda de bebidas durante os jogos do América no principal palco do futebol mexicano. Devido à grande incidência de roubos e furtos no local, os torcedores passaram a deixar celular e carteira em casa, com o intuito de evitar qualquer tipo de prejuízo.
Os executivos da marca de cerveja descobriram que a única coisa que o torcedor não deixava em casa de jeito nenhum era a camisa de seu clube do coração. Com isso, surgiu a ideia de implantar a solução eletrônica, que fica discretamente escondida atrás do escudo do time mexicano. O mecanismo é à prova d’água, então continua funcionando, mesmo com o suor do torcedor ou em um dia de chuva intensa no estádio.
Mecanismo
Para pagar pela cerveja, basta o vendedor encostar seu terminal na camisa do torcedor. A chamada “jersey pay” (“camisa de pagamento”, em tradução livre) foi testada pela primeira vez em uma partida entre América e Juarez, em abril de 2022, pela Liga Mexicana. Como o resultado foi satisfatório, a iniciativa acabou estendida para outros jogos do clube.
Para o torcedor aderir ao programa, basta levar sua camisa a uma loja Modelorama (de propriedade da AB InBev, dona da marca Corona) para a inserção da etiqueta. Alguns quiosques nos estádios também oferecem o serviço.
Segundo a empresa de bebidas, como resultado da iniciativa, foram instalados 30 mil chips, que fizeram com que o consumo de cerveja nos estádios aumentasse em 35%.