O empresário americano Bill Foley concluiu a aquisição do Bournemouth, que disputa a Premier League. A Black Knight Football Club, empresa em que Foley é o sócio-gerente, adquiriu 100% das ações do dono anterior, o empresário britânico nascido na Rússia Maxim Demin, em uma negociação que girou em torno de £ 120 milhões, de acordo com o site The Athletic.
Com a compra, Foley, que também é dono do Las Vegas Golden Knights, da NHL, assumirá o cargo de presidente e já estará presente na próxima partida em casa do clube, contra o Crystal Palace, no dia 31 de dezembro, pela 18ª rodada da Premier League. Antes, o time enfrentará o Chelsea, fora de casa, no dia 27, no retorno da competição após a Copa do Mundo. Atualmente, o Bournemouth ocupa a 14ª posição na tabela de classificação.
“Tenho um enorme respeito pela paixão e apoio que a comunidade de Bournemouth mostra por este clube, e acredito que a conexão com a comunidade é a base para o sucesso de qualquer equipe esportiva. Vamos seguir em frente com uma abordagem de ‘sempre avançar, nunca recuar’, que definiu todos os meus esforços”, disse o empresário, em um comunicado oficial.
“Estou comprometido em trabalhar com as melhores mentes do futebol e negócios disponíveis para melhorar o desenvolvimento dos jogadores, as instalações e a experiência dos torcedores, com o objetivo de colocar o Bournemouth na melhor posição possível para o sucesso”, complementou Foley.
O acordo ainda inclui vários sócios limitados, incluindo uma participação de 50,1% da Cannae Holdings Inc. e outros investidores, muitos dos quais investiram nos Golden Knights. O grupo de propriedade minoritária é liderado pelo ator Michael B. Jordan (estrela de filmes como Creed e Pantera Negra) e Nullah Sarker, cofundador da Kosmos, empresa de esportes, mídia e entretenimento que também pertence ao ex-zagueiro espanhol Gerard Piqué.
De acordo com o site do Bournemouth, Foley se comprometeu a aumentar o investimento no time profissional e no centro de treinamento do clube, com a construção de um novo espaço de última geração como prioridade imediata. Além disso, também afirmou que aumentará o investimento nas equipes femininas, tanto de base como profissional, dos Cherries, apelido pelo qual o clube é conhecido.