O Visit Saudi, órgão oficial de turismo da Arábia Saudita, assinou contrato para se tornar patrocinador global da LaLiga com o objetivo de apresentar o país do Oriente Médio como destino turístico. É mais um investimento do governo saudita focado em sportswashing (lavagem esportiva, em tradução livre), termo utilizado quando entidades, indivíduos, corporações ou governos utilizam o esporte para melhorar sua imagem internacional.
“O futebol e as viagens aproximam culturas e unem pessoas. A Arábia Saudita tem milhões de torcedores apaixonados”, afirmou Fahd Hamidaddin, CEO da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita.
“À medida que continuamos a criar um destino dinâmico durante todo o ano, repleto de eventos culturais, estamos ansiosos para receber viajantes internacionais para experimentar a maior troca esportiva e cultural da história esportiva, nos ajudando a trazer o mundo para a Arábia e levar a Arábia ao mundo”, completou o executivo.
O anúncio da parceria ocorre no momento em que a Liga Saudita se tornou um ativo global do país, com visibilidade internacional garantida por conta do acordo com 130 canais de todo o mundo e a contratação de astros internacionais, como Cristiano Ronaldo e Neymar.
Ligações
O acordo reforça a parceria entre a LaLiga e o governo da Arábia Saudita, que é uma ditadura. Segundo a liga espanhola, o país possui mais de seis fã-clubes de times espanhóis.
“O grande desenvolvimento do esporte e dos eventos esportivos na Arábia Saudita representa um impulso real para a atratividade do destino, somando-se ao interesse cultural e paisagens incríveis”, disse o ex-goleiro Iker Casillas, embaixador da LaLiga.
“Temos certeza de que essa nova parceria será um sucesso ao conectar e atrair tanto os fãs de futebol e esportes em geral quanto novos seguidores”, acrescentou.
Para a LaLiga, o acordo de parceria comercial fortalecerá ainda mais a conexão entre o Campeonato Espanhol e os torcedores sauditas.
“Assinar este acordo demonstra nosso forte compromisso em avançar o esporte e a ciência do futebol no mundo árabe, além de expandir nossa presença, assim como a dos nossos clubes, em um hub esportivo global relevante”, contou Óscar Mayo, diretor executivo da LaLiga.
“Futebol e viagens se complementam perfeitamente, servindo como meio de conectar e unir culturas ao redor do mundo”, finalizou.