Especial Ligas Europeias: Empresas de apostas ainda dominam Premier League

Patrocinado pela Betway, o West Ham é um dos vários clubes da Premier League que seguem com um site de apostas no espaço máster - Reprodução / Instagram (@westham)

Na próxima sexta-feira (11), às 16h (horário de Brasília), a bola voltará a rolar no campeonato nacional mais rico e badalado do planeta, a Premier League, que chegará à sua 32ª edição com este nome (e à 122ª, quando levamos em conta toda a história do Campeonato Inglês). Atual campeão, o Manchester City enfrentará o Burnley.

Para se ter uma ideia do poderio financeiro da competição, de acordo com o relatório Deloitte Football Money League 2023, dos 30 clubes de futebol mais ricos do mundo na temporada 2021/2022, 16 estavam na Premier League. No ano passado, a liga inglesa distribuiu nada menos que £ 2,5 bilhões (R$ 15,6 bilhões, pela cotação atual) às suas equipes, como pagamento pelos direitos de transmissão do campeonato.

Com seus jogos sendo transmitidos por 80 emissoras e alcançando em torno de 200 países no mundo, a Premier League e seus clubes acabam por se converter em vitrines importantes para grandes marcas. A Máquina do Esporte fez um raio-X dos negócios que marcam a badalada competição inglesa, que ainda conta com forte presença das empresas de apostas entre seus patrocinadores.

Aliás, nesta semana que antecede o início das principais ligas europeias, a Máquina do Esporte trará para seus leitores uma série de matérias especiais relativas às outras quatro grandes ligas do Velho Continente: LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França).

Patrocínios da Premier League

O principal patrocinador da Premier League é o EA Sports FC, sucessor da série de e-Sports Fifa. Nos últimos meses, desde que chegou ao fim a parceria de licenciamento com a entidade máxima do futebol, a empresa de jogos eletrônicos tem procurado intensificar suas parcerias com grandes ligas, especialmente na Europa.

O EA Sports FC, aliás, é parceiro de três clubes da Premier League 2023/2024: Liverpool, Manchester City e Tottenham.

As outras marcas parceiras do campeonato inglês da primeira divisão são o banco Barclays, a cerveja Budweiser, o óleo automotivo Castrol, a fabricante suíça de relógios Hublot, a companhia de tecnologia Oracle e a Nike, que fornece a bola oficial da competição. Isso sem contar os acordos de licenciamento com a Panini, a Avery Dennison e a Sorare.

Material esportivo

A Premier League conta com 20 clubes, que, apesar de estarem no campeonato de futebol mais rico do planeta, convivem com realidades distintas, que acabam por se refletir nos contratos firmados por cada um deles. Basicamente, como nas demais competições existentes pelo mundo afora, no campeonato inglês quem tem mais torcedores ou melhor desempenho nos gramados acaba atraindo marcas de maior renome internacional.

Isso fica bem nítido quando o assunto é fornecimento de material esportivo. Em termos absolutos, a marca britânica Umbro (que hoje pertence ao Iconix Brand Group, dos Estados Unidos) é a que mais terá times parceiros na Premier League 2023/2024. Serão cinco no total: Bournemouth, Brentford, Burnley, Luton Town e West Ham.

Nenhum deles é cotado para disputar as primeiras posições da tabela neste ano. Desses, apenas o West Ham participará de uma competição internacional, estando classificado para a fase de grupos da Europa League.

Entre os clubes ingleses de menor expressão, destaque também para a presença da Castore, que fornece material esportivo para Aston Villa, Newcastle e Wolverhampton. Neste caso, vale destacar que o primeiro disputará a Conference League, ao passo que o último está garantido na fase de grupos da Champions League.

Quatro marcas possuem contrato com apenas um clube cada, mas as situações são muito díspares. A gigante alemã Puma, por exemplo, é fornecedora de ninguém menos que o Manchester City, atual campeão inglês e da Champions League, fato que garante a ela ampla exposição positiva ao redor do planeta.

A Hummel, por sua vez, tem acordo com o Everton, que por pouco não acabou sendo rebaixado na última temporada da Premier League, terminando em 17º lugar. A italiana Erreà fornece uniformes ao Sheffield, recém-promovido da Championship, segunda divisão do país. E, por fim, a Macron, que também é sediada na Itália, possui contrato com o Crystal Palace, que ficou na 11ª posição na última temporada, não obtendo vaga em nenhum torneio continental.

Além do Manchester City, que está com a Puma, os clubes mais badalados da Inglaterra atualmente estão divididos entre Nike e Adidas. Cada uma terá quatro representantes na temporada 2023/2024 da Premier League.

Utilizam uniformes da Nike Brighton, Liverpool, Chelsea e Tottenham, dos quais apenas os dois últimos não estarão em competições continentais.

Já os clubes parceiros da Adidas na Premier League 2023/2024 são Arsenal, Manchester United, Fulham e Nottingham Forest. Os dois primeiros estão garantidos na Champions League, enquanto o terceiro terminou a última temporada no meio da tabela, sem se classificar para torneios continentais. Já o último se livrou de cair de divisão apenas nas últimas rodadas de 2022/2023 e também não jogará as ligas europeias.

Apostas ainda dominam clubes menores

Em abril deste ano, os clubes da Premier League aprovaram a regra que proíbe patrocínio máster feito por empresas de apostas. O veto entrará em vigor no início da temporada 2026/2027, a partir de quando elas não poderão mais ter suas logomarcas exibidas na parte da frente dos uniformes (nas mangas, a presença seguirá sendo permitida).

Os patrocínios de empresas de apostas são um tema para lá de polêmico na Inglaterra. Tanto que alguns dos grandes clubes, que contam com acordos com grandes marcas internacionais, procuraram se adiantar à regra e dar fim a esse tipo de contrato.

Em alguns casos, o rompimento ocorreu de maneira traumática, como o patrocínio máster da Stake ao Chelsea, que seria válido para a temporada 2023/2024, mas acabou sendo cancelado por conta da enorme pressão feita pelos torcedores. Hoje, o espaço principal no uniforme do time de Londres é ocupado pelo agregador de busca de hotéis Trivago.

Mesmo clubes pequenos têm procurado evitar parcerias com empresas do setor. Um exemplo notório é o do Luton Town, que optou por renovar o contrato de patrocínio com a companhia de energia Utilita, não sem antes seu presidente recusar, publicamente, qualquer tipo de acordo com sites de apostas.

Apesar disso, as empresas de apostas continuam a ter uma forte presença nos patrocínios másteres da Premier League 2023/2024. Elas garantiram o espaço privilegiado nas frentes das camisas de sete dos 20 clubes da competição (veja a lista completa abaixo).

Além das apostas, nenhum segmento econômico específico chega a se sobressair entre os principais patrocinadores dos times ingleses da primeira divisão. A lista inclui instituições financeiras, operadoras de cartões, companhias aéreas, empresas de energia, companhias de tecnologia, operadora de seguros e sites de serviço.

Em geral, os clubes que mantêm os sites de apostas como seus patrocinadores principais são, por coincidência, os mesmos que possuem contrato com Umbro (exceto o já citado Luton Town), Hummel e Castore (também com ressalva para o Newcastle, que até tem acordo com o site chinês Fun88, mas que não aparece na camisa). Parceiro da Adidas, o Fulham também integra o pelotão dos “apostadores”, possuindo contrato com o Sbotop.

Dos grandes, o Manchester City possui acordos vigentes com plataformas como LeoVegas, 8Xbet, Sportium e SportyBet, na categoria “parceiros regionais”, mas seu principal parceiro de camisa é a Etihad Airways, empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos, país que é atualmente o principal investidor da equipe, por meio do City Football Group. A companhia aérea de Abu Dhabi também possui os naming rights do estádio do time.

Conheça os patrocinadores e parceiros de cada clube da Premier League 2023/2024

Esta é a lista completa das marcas que patrocinam ou possuem parceria com os clubes da Premier League:

Arsenal
Principais: Adidas (material esportivo), Emirates (máster) e Visit Rwanda (manga de camisa)

Outros: My Arsenal Rewards, Acronis, Ball, Etoro, Jugo, eFootball Komani, Pixtory, Prime Hydratation, Socios.com, StatSports, Cadbury, Camden Town Brewery, Extra Marks, LABS, Lavazza, Octopus Energy e TCL 

Aston Villa

Principais: Castore (material esportivo), BK8 (máster) e Trade Nation (manga de camisa)

Outros: Aston University, Heineken, Duelbits, Socios.com, Monster Energy, Emmiera, Acorns e Birmingham Children’s Hospital Charity  

Bournemouth

Principais: Umbro (material esportivo) e Dafabet (máster)

Outros: Vitality, Bournemouth University, DeWalt e Dun & Bradstreet 

Brentford

Principais: Umbro (material esportivo), Hollywoodbets (máster) e Gtech e Pension Bee (manga de camisa)

Demais: University of West London, Fuller’s London Pride, Worley, IFX Payments, Football Manager, Aosom, Safety Culture, Brunner, Fertings, Utilita, Ouí Chef, Reliable, The Shire London, Tom Davies, The Hogarth Club, The Turmeric Co. e Lucozade Sport  

Brighton

Principais: Nike (material esportivo), American Express (máster) e SnickersUK.com (manga de camisa) 

Burnley

Principais: Umbro (material esportivo), W88 (máster) e BK8 (uniforme de treino)

Outros: Dude Perfect, Vertu Motors, TikTok, Roco, Emma, Barnfield, Howard Rigg Properties, Omnia, Destination Sport Travel, Gravitty Media, Burnley College, Pesci Sports, Soccer Suplement, Sportfive, Youforia, Advanced, Primal e Seat Unique  

Chelsea

Principais: Nike (material esportivo) e Trivago (máster)

Outros: Cadbury, Hilton, MSC, Oman Air, Pari Match, Singha, Sure, The St James, 3 e TMGM

Crystal Palace

Principais: Macron (material esportivo) e Cinch (máster)

Outros: Socios.com, Etoro, Humm, University of Roehampton London, DAM Health, Carlsberg, Stanley, Utilita, iPro Hidrate, Adpsley, Eleven, Soccer Supplemente, FlipOut, Acess Credit Management, UTL, Gam Stop, BeGambleAwere e TrainHugger

Everton

Principais: Hummel (material esportivo), Stake (máster) e Kick (manga de camisa)

Outros: Fanatics, Ticketmaster, Socios.com, Christopher Ward, Etoro, Davanti Tyres, Carling, Sportsbreaks.com, Marc Darcy, The Turmeric Co. e Lucozade Sport  

Fulham

Principais: Adidas (material esportivo) e Sbotop (máster)

Outros: WebBeds, Acronis, Arwen, Applied Nutrition, Better, Buxton, CAE, Charles Tyrwhitt, Corney & Barrow, CRX, FIS, Fitsdares, Gridserve, Graphenstone, Playermaker, Royal Caribbean, UTL, VIA Academy, Elmo Webexpenses e Yakult  

Liverpool

Principais: Nike (material esportivo), Standard Chartered (máster) e Expedia (manga de camisa)

Outros: AXA, Carlsberg, Wasabi, Nivea Men, SC Johnson, VistaPrint, Kodansha, Peloton, EA Sports FC, Mauritius, Monster Energy, Extreme, Cadbury e Sorare  

Luton Town

Principais: Umbro (material esportivo), Utilita (máster) e Freenow (manga de camisa)

Outros: Tui, Star Plataforms, Ryebridge, Toureen Group, Switchshop, Tengtools, Muscle Squad, CTM, ThamesLink, University of Bedfordshire, Arriva e Living Wage Foundation 

Manchester City

Principais: Puma (material esportivo), Etihad Airways (máster) e OKX (manga de camisa)

Parceiros globais: Asahi, Nissan, e&, Experience Abu Dhabi, Midea, Nexen Tyre, EA Sports FC, Emirates Palace Mandarin Oriental, Cisco, QNet, Wix, Socios.com, Sure, Aldar, Axi, JNC, Xylem, Sony, Gatorade, Unilumin Sports, Joie, Dsquared2, Acronius, Qualtrics, Theragun, Recast, WeWork e The Fold.  

Parceiros regionais: LeoVegas, 8Xbet, Sportium, SportyBet, ABeam Consulting, First Abu Dhabi Bank, Healtpoint (Mudabala), Animoca Brands, Noon e Dude Wipes  

Manchester United

Principais: Adidas (material esportivo), Tezos (blockchain oficial), TeamViewer (máster) e DXC (manga de camisa)

Outros: Apollo Tyres, Betfred, Cadbury, Canon, Casillero del Diablo, Chevrolet, Chivas, DHL, Doo Group, Ecolab, Estée Lauder, Kohler, Komani, Marriot Bonvoy, Maui Gim, Melitta, Mlily, Paul Smith, Remington, Snapdragon, Therabody e VisitMalta  

Newcastle

Principais: Castore (material esportivo), Sela (máster) e Noon (manga de camisa)

Outros: Fun88, Carling e Monster Energy  

Nottingham Forest

Principais: Adidas (material esportivo), E.ON Energy (máster) e Ideagen (manga de camisa)

Outros: UNHCR (Agência da ONU no Reino Unido para Refugiados) e The Park Hospital  

Sheffield

Principais: Erreà (material esportivo, Itália) e Credit Financier Invest (máster)

Outros: H.E.Barnes, Yelo, DSM, Cisdi, Match Worn Shirt, SZS, CS2, Balfour Carpets, B.fresh, SSB Law, CityTaxis, Soccer Supplement, ReviveActive, SteelPhalt, FotMob, Lucozade Sport e P1 Travel  

Tottenham

Principais: Nike (material esportivo), AIA (máster) e Cinch (manga de camisa)

Outros: Getir, HSBC, Ineos Grenadier, Hewlett Packard Enterprise, Heineken, Monster Energy, Kumho Tyre, KNT, EA Sports FC, SIS (Science in Sport) e Cadbury  

West Ham

Principais: Umbro (material esportivo), Betway (máster) e JD (manga de camisa)

Outros: Trustly, Lyca, Jeton, Etoro, Huboo, Skye Cloud, Monster Energy, Nationwide, Eva Air, Corpay, Acronis, Heineken e P1 Travel 

Wolverhampton

Principais: Castore (material esportivo), Astropay (máster) e 6686.com (manga de camisa)

Sair da versão mobile