Na próxima sexta-feira (11), às 14h30 (horário de Brasília), terá início a temporada 2023/2024 da LaLiga, com Almería x Rayo Vallecano. A competição é tema da segunda reportagem especial da Máquina do Esporte sobre os negócios das cinco grandes ligas de futebol da Europa.
Responsável por organizar a primeira e a segunda divisões do Campeonato Espanhol, a LaLiga é a segunda liga de futebol mais rica do mundo, ficando atrás apenas da Premier League, da Inglaterra. Apenas na temporada 2021/2022, os 42 clubes envolvidos nas duas divisões faturaram o montante de € 4,8 bilhões (algo em torno de R$ 25,7 bilhões, pela cotação atual).
O relatório Deloitte Football Money League 2023, que analisou os perfis dos clubes que mais geraram receitas no futebol mundial na temporada 2021/2022, traz equipes da LaLiga entre as 30 mais ricas do planeta. O Real Madrid, maior campeão espanhol (com 35 títulos) e da Champions League (com 14 conquistas), aparece em 2º lugar nesse ranking, com € 713,8 milhões de faturamento. Seu arquirrival Barcelona, detentor de 27 troféus da competição nacional, aparece em 7º lugar no estudo, com € 638,2 milhões.
Nota-se que as diferenças entre a dupla não são tão imensas e isso tem uma explicação. Ao longo das décadas, os dois clubes de maior torcida e mais bem-sucedidos do futebol espanhol acabaram por atrair não apenas maior atenção midiática, mas também por monopolizar os melhores patrocínios.
Enquanto Real Madrid e Barcelona ostentam parcerias com inúmeras marcas globais, inclusive algumas consideradas de luxo, clubes menores da LaLiga têm de recorrer ao patrocínio de empresas nacionais ou mesmo locais.
O Barcelona tem contrato de patrocínio máster com o Spotify, que detém ainda os naming rights do Camp Nou. No fim de julho, durante a pré-temporada da equipe, a plataforma de streaming musical levou a brasileira Anitta a um treino em Los Angeles (EUA). A visita foi compartilhada nas redes do clube espanhol.
Por sua vez, o Real Madrid, cujo patrocinador máster é a Emirates, tem parceria, por exemplo, com a BMW i, linha de automóveis elétricos da montadora alemã. Enquanto isso, no site do Almería (propriedade do bilionário saudita Turki Al-Sheik) o torcedor até encontrará uma logomarca da mesma empresa, mas o link conduzirá à página da Automotor Costa, concessionária oficial da marca na cidade da Andaluzia.
A lista de apoiadores regionais dos pequenos clubes da LaLiga inclui outras lojas de carros e também bufês e restaurantes (Getafe e Cádiz), autoescola (Rayo Vallecano) e até empresas de cerâmica, caso do Villarreal, que tem a Pamesa como patrocinadora.
Apoios institucionais governamentais (que nem sempre são estampados no uniforme), seja por meio de conselhos provinciais, prefeituras ou autoridades de turismo, são muito comuns entre as equipes menores da LaLiga. É a realidade de clubes como Almería e Las Palmas, por exemplo.
Em outros casos, as parcerias regionais buscam reforçar as identidades locais, fato que fica muito evidente no patrocínio do Kutxabank, do País Basco, ao Athletic Bilbao e ao Real Sociedad, os dois representantes da região autônoma espanhola na LaLiga. Ou na parceria máster da Estrella Galicia com o Celta (clube e empresa estão sediados na Galícia).
Sem patrocínio de camisa
Merecem menção os clubes que sequer trazem patrocinador máster na camisa, como, por exemplo, Sevilla, Las Palmas e Almería. Hoje, a situação chama a atenção, mas foi algo muito comum no futebol espanhol. O exemplo máximo dessa prática foi o próprio Barcelona, que, durante décadas, não estampou qualquer marca de patrocinador máster em seu uniforme. As únicas logomarcas utilizadas, além do escudo do clube, eram dos fornecedores de materiais esportivos, desde a Kappa, nos anos 1980.
A partir de 2006, surgiu a primeira marca estampada no espaço nobre do uniforme do Barcelona, mas que não era necessariamente de um patrocinador, mas sim do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O braço da Organização das Nações Unidas (ONU) permaneceu até 2010, quando o clube passou a divulgar em sua camisa outra instituição que se declara como social, a Qatar Foundation, criada e mantida pelo xeque Hamad bin Khalifa Al Thani, do Catar.
A diferença entre um acordo e outro é que, na parceria com o Unicef, o Barcelona é quem dava dinheiro à instituição, cerca de US$ 1,5 milhão ao ano. Já com a Qatar Foundation, o contrato garantiu ao clube uma receita em torno de US$ 170 milhões ao ano. Na temporada 2012/2013, a equipe enfim fechou um patrocínio máster com a Qatar Airways, que também pertence à família real do Catar, a mesma que, mais tarde, direcionaria seus investimentos bilionários para o PSG.
Indefinição
Poucos clubes na LaLiga conseguem trazer alguma ameaça a Real Madrid e Barcelona, seja nos gramados, seja no mundo das finanças. O Atlético de Madrid é o caso raro de equipe que conseguiu sair da sombra da dupla e ganhar projeção global.
Com 16 milhões de seguidores no Instagram (6 milhões a mais que o Corinthians, por exemplo, time que tem a segunda maior torcida do Brasil), a equipe de Madri aparece em 12º lugar na lista dos clubes mais ricos do mundo, com um faturamento de € 393,9 milhões na temporada 2021/2022 (quase o dobro das receitas anuais do Flamengo, time brasileiro mais bem-sucedido, em termos financeiros, na atualidade).
Apesar disso, o clube madrilenho vive momentos de indefinições. Hoje, seu patrocinador máster é a empresa de criptomoedas WhaleFin, mas o Atlético busca um novo parceiro para a temporada que está prestes a começar.
Desde o fim do ano passado, o Amber Group, proprietário da WhaleFin, enfrenta uma crise que foi agravada pela derrocada do mercado de criptomoedas.
Informações divulgadas no fim do mês passado pela imprensa espanhola indicam que o Atlético de Madrid tem conversado com a Riyadh Air, empresa fundada neste ano e gerida pelo Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita. Caso a negociação se confirme, a marca da WhaleFin seria substituída ainda nesta temporada pela da companhia aérea do Oriente Médio.
Materiais esportivos
Quando se leva em conta apenas a quantidade de clubes por marca, é possível notar um equilíbrio entre as fornecedoras de materiais esportivos presentes na LaLiga.
A empresa que mais terá clubes na temporada 2023/2024 do Campeonato Espanhol é a Adidas, com quatro no total: Real Madrid, Osasuna, Granada e Celta.
Em seguida, vem a Nike, com três clubes (Barcelona, Mallorca e Atlético de Madrid), empatada com a Castore (que possui contratos com Sevilla, Athletic Bilbao e Almería) e a Puma, fornecedora de Alavés, Girona e Valencia.
Possuem acordos com duas equipes: Joma (Getafe e Villarreal), Macron (Cádiz e Real Sociedad) e Hummel (Betis e Las Palmas). Por fim, a Umbro é parceira do Rayo Vallecano.
Quem são os patrocinadores da LaLiga?
A primeira divisão da Espanha possui atualmente contrato de patrocínio máster com a EA Sports, que detêm também os naming rights da competição, substituindo o Santander, que permaneceu nessa condição até a última temporada.
A LaLiga também tem acordos com Puma (bola oficial), Microsoft (parceira de inovação), BKT (pneu oficial), San Miguel (cerveja oficial), Legends (experiências), além das parcerias de licenciamento com Sorare, Panini, Gol-Ball, LaLiga Golazos, Fanatics, Avery Dennison e Green Park.
Na área de transmissão, o torneio possui parcerias para o mercado espanhol com diferentes plataformas, como Movistar Plus+, DAZN, Orange, GolPlay, Avatel, Agile TV e Bar TV.
Quais são os patrocinadores dos clubes da LaLiga 2023/2024?
Esta é a lista completa dos patrocinadores dos clubes que disputarão a temporada 2023/2024 da LaLiga EA Sports, a primeira divisão do Campeonato Espanhol:
Alavés
Principais: Puma (material esportivo) e LEA (máster)
Institucionais: Araba Álava e Vitoria Gasteiz Green Capital
Outros: Ambar, Digi, Silken Hoteles, Integra Energia, IMQ, Coca-Cola, Grupo Eleyco Taldea e El Correo
Almería
Principal: Castore (material esportivo)
Outros: Khaled Juffali Co., Durrat Al Arous, Power Horse, Dekton, Kudu, BMW Automotor Costa, Estrella de Levante, AJ Constructora, Costa de Almería Deslumbrante, CaixaBank, Sorare, Naïf Alrajhi, Rotana, J.Cano, Casi, Cenomi, Mercophal, Scientific Nutrition, BP, TCI Gecomp, Grupo Control Seguridade e U24 Servicios Sanitarios.
Athletic Bilbao
Principais: Castore (material esportivo) e Kutxabank (máster)
Outros: VP Petronor, San Miguel, IMQ, EA Sports, Digi, B2BinPay, Coca-Cola, BBK, BTravel BM, Sorare, Japancar, Alzola, Silbon, Azpilicueta, Baqué e Vueling
Atlético de Madrid
Principais: Nike (material esportivo) e WhaleFin (máster)
Outros: Cívitas, Hyundai, RIA Money Transfer, Mahou, Movistar, CaixaBank, EA Sports FC, Coca-Cola, Socios.com, Sorare, Rowe, Solan de Cabras, Falken, Vito, Marca, Football Suplements, Halcón Viajes, Vithas e Unir
Barcelona
Principais: Nike (material esportivo), Spotify (máster) e Ambilight TV (manga de camisa)
Parceiros globais: Bimbo, 1XBet, Cupra, Estrella Damm, Allianz, Konami, Prime, Stanley, Herno, Whitebit, Vegannation e Chiliz
Parceiros regionais: Assistència Sanitària, Coca-Cola, CaixaBank, Scotiabank, Banco Bmg, Maybank, SHB, Zenb, SK ZIC, SE Bang, Daka, Travel+Leisure GO e Afizzionados
Betis
Principais: Hummel (material esportivo) e Finetwork (máster)
Outros: Cruzcampo, Aus Global, Reale Seguros, CaixaBank, Corpay, Volvo, Herbalife, Coca-Cola, Asisa, Sevilla (órgão de turismo), Fontare, BCD Sports, BeSoccer (apostas), Renfe, Sorare, Glassinox, Eternal Energy, Silbon, LaLiga Golazos e Medac
Cádiz
Principais: Macron (material esportivo) e Digi (máster)
Outros: Bufê El Faro, Empresa de Pesca Petaca Chico e Conselho Provincial de Cádiz
Celta
Principais: Adidas (material esportivo), Estrella Galicia (máster) e ABanca (barra inferior traseira da camisa)
Outros: Grupo Recalvi, Sorare, AIX Investment Group, Golazos, Cabreiroá, Coca-Cola, Celtamotor, Viajes El Corte Inglés, Monbus e Xunta de Galicia
Getafe
Principais: Joma (material esportivo) e Tecnocasa (máster)
Outros: Volvo Ditec Tibermotor, Renfe, Lujisa, Casa de Pias Bufê e Restaurante, CaixaBank, Bioshelter Viajes, Acensores Inyman, Mahou, Coca-Cola e Sorare
Girona
Principais: Puma (material esportivo) e Gosbi (máster)
Outros: Parlem, Costa Brava Pirineu de Girona, Estrella Damm, CaixaBank, Nissan e Sorare
Granada
Principais: Adidas (material esportivo) e Caja Rural Granada (manga de camisa)
Outros: Alhambra, Wiber, BCD Sports, Sorare, Puleva, Alight, CaixaBank, Coca-Cola e Mercedes-Benz Granada Premium
Las Palmas
Principais: Hummel (material esportivo)
Institucionais: Conselho da Gran Canaria, Gran Canaria Isla Europea del Deporte, Governo das Canárias e Islas Canarias Latitud de Vida
Outros: HPS, Volkswagen Canarias, Disa, Cordial, CaixaBank e IOC Clínica Dental
Mallorca
Principais: Nike (material esportivo) e αGel by Taica (máster)
Outros: Alua, Estrella Damm, Conselho de Mallorca, Dapper, OK Mobility, Footprint, Melchor Mascaro, CaixaBank, Coca-Cola, Juaneda, Sorare, Air Europa, Fibwi, Halcón Viajes e IC Serveis
Osasuna
Principais: Adidas (material esportivo), Kosner (máster), Celer Lighting (manga de camisa) e HR Motor (barra traseira inferior da camisa)
Outros: Cervezas San Miguel, Verleal, Clínica Universidad de Navarra, CaixaBank, Enhol, LG, Veridas, VW Sagamóvil, Jaylo, Sorare, Monte Pinos, Coca-Cola, Bodegas Malon de Echaide e Halcón Viajes
Rayo Vallecano
Principal: Umbro (material esportivo) e Digi (máster)
Outros: Mahou, Los Sueños, Ayuntamento de Madrid, Modalia.com, Sorare, BP e Rayo Autoescuelas
Real Madrid
Principais: Adidas (material esportivo) e Emirates (máster)
Outros: BMW i, Mahou, Abbott, Easy Markets, EA Sports, Cantabria Labs, Palladium, Adobe, Cisco, Zegna, Daktronics, Softtek e Codere
Real Sociedad
Principais: Macron (material esportivo) e Kutxabank (barra traseira inferior da camisa)
Outros: Reale Seguros, Finetwork, Keller e Coca-Cola
Sevilla
Principal: Castore (material esportivo)
Outros: Socios.com, Cruzcampo, CaixaBank, Sorare, Robles Restaurantes, Scalpers e Eisenar Seguros
Valencia
Principais: Puma (material esportivo) e TM Real Estate Group (máster)
Outros: Divina Seguros, Skoda, Socios.com, CaixaBank, Coca-Cola, Amstel, Acronis, BTravel, Blackcape, Sorare e Martinelli
Villarreal
Principais: Joma (material esportivo) e Pamesa Cerámica (máster)
Outros: Coca-Cola, CaixaBank, OkVip, Asisa, Audi Marzá e Reciclamás