A revista France Football, organizadora do prêmio Bola de Ouro, que homenageia os melhores do futebol mundial, convidou o piloto francês Esteban Ocon para conduzir o troféu, atravessando ruas e avenidas de Paris, até o Teatro de Châtelet, local do evento, a bordo de um carro de Fórmula 1.
O modelo que transportou o troféu mais cobiçado pelos craques da bola foi um Lotus-Renault E21, pintado com as cores da Alpine, equipe de Ocon. O carro foi usado pela Lotus, em 2013.
Parceria vem desde o ano passado
Esta não é a primeira vez que o piloto colabora com a premiação. No ano passado, ele levou o troféu ao palco, acompanhado de seu colega de escuderia, o espanhol Fernando Alonso. Os dois foram até o palco usando capacetes e só revelaram a identidade durante a entrega do prêmio. À ocasião, Alexia Putellas e Lionel Messi foram os vencedores da Bola de Ouro.
Como Alonso está de malas prontas para a Aston Martin, equipe que defenderá em 2023, quem marcou presença no evento da France Football neste ano foi outro francês, Pierre Gasly, que deixará a AlphaTauri para se tornar companheiro de equipe de Ocon no ano que vem.
Vencedores
O vencedor deste ano da Bola de Ouro no masculino foi o atacante Karim Benzema, do Real Madrid. Sadio Mané, do Bayern de Munique, ficou na segunda colocação. No feminino, Alexia Putellas, do Barcelona, ganhou seu segundo troféu consecutivo de melhor do mundo.
O evento da Bola de Ouro contou com a participação do ex-jogador brasileiro Raí. O tetracampeão mundial em 1994 participou da homenagem ao irmão, que dá nome ao Prêmio Sócrates, entregue a craques envolvidos em causas sociais. O vencedor da edição de estreia foi o senegalês Sadio Mané.