Ex-LaLiga Tech, Sportian nasce com foco na inteligência artificial para esportes

Lançamento foi realizado na última quarta-feira (4), no estádio do Atlético de Madrid - Divulgação / Globant

Lançamento foi realizado nesta quarta-feira (4), no estádio do Atlético de Madrid - Divulgação / Globant

A empresa de soluções tecnológicas Globant anunciou o lançamento da Sportian, anteriormente conhecida como LaLiga Tech. A nova empresa atuará como provedora de soluções globais para o setor de esportes e entretenimento. O lançamento ocorreu em um evento para 200 convidados da indústria esportiva, no Estádio Cívitas Metropolitano, do Atlético de Madrid.

Em 2021, a LaLiga Tech foi fundada pela LaLiga e se tornou uma joint venture no ano seguinte, quando a Globant adquiriu participação majoritária de 51% na empresa.

Com a nova identidade, a Sportian passará a combinar seu histórico de clientes já em andamento e a buscar novos negócios. Atualmente, a carteira de parceiros conta com mais de 80 players em todo o mundo.

“Com a Sportian, consolidamos nosso compromisso com o mundo dos esportes para reinventar a experiência do fã. Queremos possibilitar que os clientes aprimorem sua conexão com os usuários, tanto em eventos ao vivo quanto em ambientes digitais”, disse Martín Migoya, CEO da Globant.

“A LaLiga assumiu um compromisso tecnológico em 2013, em busca de soluções necessárias para nossa indústria. Lançamos as bases para o que a Sportian é hoje”, acrescentou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

Inteligência artificial

A Sportian está focando no uso de inteligência artificial (IA) no mundo dos esportes e lançará três novas linhas de produtos: “Ignite Your Fan Experience” para melhorar a experiência digital do fã; “Empower Your Sports Teams” para aprimorar o desempenho da equipe com dados em tempo real; e “Supercharge Your Organization” para transformação de propriedades esportivas. 

Além disso, a empresa está explorando novas soluções de IA para melhorar dados, decisões em tempo real e a experiência do espectador nos eventos esportivos. 

“Nosso objetivo é redefinir as experiências dos fãs, aprimorar a utilização de dados e transformar a própria essência da indústria”, concluiu Alejandro Scannapieco, CEO da Sportian.

Sair da versão mobile