A Fifa revelou, nesta quarta-feira (7), que repaginará o conceito da antiga Fan Fest, renomeando a iniciativa para Fan Festival para a Copa do Mundo do Catar 2022, além de estrear o evento em um Mundial Feminino em 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. O objetivo, no entanto, seguirá sendo oferecer entretenimento em forma de futebol, música, comida e cultura fora dos estádios que receberão os jogos dos dois torneios.
Presente nas Copas do Mundo Masculinas desde a Alemanha 2006, a Fan Fest recebeu quase 40 milhões de visitantes em cinco continentes. No Catar, o agora Fan Festival será instalado em uma única localização, o Al Bidda Park, em Doha, e funcionará de 20 de novembro a 18 de dezembro, exatamente o período de disputa da competição.
“Para apoiar nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global, acessível e inclusivo, estamos entusiasmados em apresentar uma nova visão para a experiência de entretenimento em torno dos futuros eventos da Copa do Mundo da FIFA”, declarou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
“O Fifa Fan Festival oferece uma oportunidade incrível para os torcedores se reunirem além dos estádios e da ação em campo e vivenciarem o futebol de maneiras novas e únicas. Estamos realmente empolgados com o futuro do Fifa Fan Festival e as ofertas de entretenimento aprimoradas que aproximarão fãs e parceiros das Copas do Mundo da Fifa masculina e feminina, bem como da cultura global do futebol”, completou o dirigente.
De acordo com a Fifa, o novo conceito buscará aproveitar “a eletricidade única sentida nas principais competições da Fifa”, dando a todos os tipos de fãs, de torcedores ávidos a entusiastas casuais de futebol e amantes de música, comida e cultura, novas maneiras de se conectar e se envolver com o futebol “em uma atmosfera divertida e festiva”.
“Haverá algo para todos no Catar 2022 Fifa Fan Festival, no Al Bidda Park. Com o deslumbrante horizonte de West Bay como pano de fundo, os fãs poderão desfrutar de partidas ao vivo, uma série de apresentações musicais e culturais e uma vasta gama de opções de alimentos e bebidas”, afirmou Hassan Al Thawadi, secretário geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC) da Copa do Mundo do Catar.
“Será a peça central da nossa Copa do Mundo da Fifa, a primeira a ser realizada no Oriente Médio e no mundo árabe. Quando os torcedores chegarem em novembro, devem esperar uma recepção calorosa, futebol incrível e um grande número de opções de entretenimento. Estamos ansiosos para receber o mundo em pouco mais de 70 dias”, acrescentou o executivo.
O Fan Festival também contará com partidas de futebol exclusivas com Fifa Legends, estações interativas de jogos de futebol físicas e digitais, ativações de patrocinadores e uma loja oficial com produtos licenciados da Copa do Mundo.
Outra novidade será a ampliação do evento para quem não estiver no Catar. A ideia é permitir que os fãs assistam, experimentem e interajam com o conteúdo do Fan Festival por meio da plataforma de streaming Fifa+. Durante todo o Mundial, os torcedores poderão acessar tudo que acontece no Fan Festival visitando a página do torneio no FIFA+.
Por fim, a Fifa ainda anunciou a criação de um modelo de licenciamento comercial exclusivo que permitirá que interessados realizem eventos nas principais cidades do mundo durante a disputa do Mundial. Maiores informações sobre essa iniciativa serão reveladas nas próximas semanas.