O Fortaleza apresentou o novo uniforme em alusão ao Outubro Rosa, mês que reforça a campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. É o quinto ano que o Leão do Pici abraça a causa e lança uma camisa em alusão à campanha.
A vestimenta já está disponível no site da Leão 1918 (marca própria do clube) e também nas lojas oficiais e licenciadas, ao custo de R$ 199,90 (versão masculina) e R$ 189,90 (versão feminina), com desconto de até 15% para os sócios-torcedores de acordo com o plano. Para cada unidade vendida, R$ 10 serão destinados ao movimento.
O uniforme de 2022 traz o modelo tie dye com a cor rosa sendo predominante e detalhes em azul.
“No novo modelo do Fortaleza, tentamos abordar a textura tie dye, que é uma tendência da moda, buscando atender também o público jovem, trazendo essa textura e essa mistura de cores lembrando um pouco a aquarela”
Bruno Bayma, gerente de projetos da Leão 1918
“Trouxemos esse tipo jovial para os produtos do Fortaleza, cujo padrão também está sendo usado também por outros clubes. Com isso, também abraçamos uma causa nobre: o combate ao câncer de mama”, acrescentou o executivo.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa, criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure no início da década de 1990, é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.
Os principais sinais e sintomas suspeitos da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Para 2022, foram estimados 66.280 casos novos da doença, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade estimada, ajustada pela população mundial, foi, para este ano, de 11,84 óbitos para cada 100 mil mulheres.