Grêmio e Internacional anunciaram oficialmente, nesta terça-feira (11), a Alfa como nova patrocinadora máster dos dois clubes. Assinado por três temporadas, o contrato é o maior da história dos rivais gaúchos.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, a dupla Grenal receberá cerca de R$ 50 milhões fixos por ano, o que representa um acréscimo de 66% em relação ao que o Banrisul, antigo parceiro, pagava para os clubes. O banco estatal continuará na camisa de ambas as equipes, agora com valor inferior e exposição na parte superior das costas.
Além dos R$ 50 milhões, os clubes poderão ganhar bônus em dois segmentos: performance esportiva e engajamento de torcedores. O apostador que se cadastrar na plataforma da Alfa responderá se é torcedor de Grêmio ou Inter. Dependendo do montante que isso gerar de negócios para a empresa, o clube ganhará um acréscimo na sua remuneração. Esse valor pode chegar a até R$ 215 milhões ao final dos três anos de contrato.
Negociações
O acordo finaliza as tratativas de ambos os clubes que avaliaram, no segundo semestre de 2024, que poderiam ganhar mais se trocassem o patrocínio máster do ramo financeiro para o de apostas, que vem inflando o mercado com aportes cada vez generosos.
Do lado das empresas de jogos de azar havia a percepção de que, para entrar no Rio Grande do Sul, não faria sentido patrocinar apenas Grêmio ou Internacional. Pela rivalidade entre os clubes, seria necessário firmar acordo com os dois, por valores semelhantes. Nem todo mundo estava disposto a fazer um investimento desse tamanho.
Nesses termos, a primeira empresa a negociar com a dupla Grenal foi a KTO, que iniciou conversas em novembro. No final do ano, o acordo parecia bem encaminhado, com valores em torno de R$ 45 milhões por temporada, além de bônus. As negociações, porém, não avançaram e foram encerradas em 6 de janeiro.
Três dias depois, foi a vez da Alfa iniciar conversas, com a intermediação da 94 Marketing & Football, agência que tem o ex-jogador Denílson, comentarista da Globo, como um dos sócios. Com um valor e bônus ainda maiores, a proposta agradou ambas as equipes, que ainda tinham acordos com outras empresas de apostas.
O Grêmio encerrou a parceria com o Esportes da Sorte, que patrocinava o clube desde 2023 e tinha exposição na região do esterno (entre o escudo do clube e a marca da Umbro, fornecedora de material esportivo).
Já o Internacional tinha uma parceria ainda mais antiga com a EstrelaBet. O site de apostas havia entrado no clube em junho de 2022. Em 2023, houve uma renovação até março de 2026. A EstrelaBet era patrocinadora máster da equipe feminina e contava com exposição na barra traseira da camisa do time masculino. No entanto, a empresa não tinha interesse em assumir o espaço máster. A rescisão foi, então, oficializada na última quarta-feira (5), mesmo dia em que Grêmio e Inter assinaram com a Alfa.
Estreia
No Grêmio, a marca da casa de apostas ocupará o espaço nobre do uniforme já a partir desta terça-feira (11), no jogo contra o Pelotas, na Arena do Grêmio, pela 7ª rodada do Campeonato Gaúcho.
“Começamos hoje um novo ciclo. A parceria destaca o Grêmio com um dos maiores contratos de patrocínio do país e com potencial para melhorar ainda mais os nossos ganhos, o que vai acontecer de acordo com o engajamento da nossa torcida nesse projeto”, contou Alberto Guerra, presidente do Tricolor Gaúcho.
O Colorado, por sua vez, estreará a parceria na quarta-feira (12), contra o São Luiz, em Ijuí, também pelo Gauchão.
“O embarque da Alfa na nossa jornada de crescimento é um sinal claro de que o planejamento realizado foi percebido pelo mercado”, destacou Alessandro Barcellos, presidente do Inter.
“Estamos colocando o Internacional na vanguarda do setor, combinando análise de dados, criatividade e alto poder de execução. Esse é o início de um esforço ainda maior do clube para aumentar nossas receitas e, com isso, sermos cada vez mais competitivos. A Alfa está conectada com estes objetivos”, acrescentou.
Polêmica
No último sábado (8), Grêmio e Inter já haviam utilizado o lema da casa de apostas em uma hashtag na camisa (#CasaDeResponsa) no Grenal disputado na Arena do Grêmio. O jogo terminou empatado por 1 a 1.
A marca também será estampada na camisa de jogo da equipe feminina da dupla Grenal, além de outras ações de visibilidade dentro dos estádios em dias de jogos e nas redes sociais.
No lançamento da parceria, porém, já houve a primeira polêmica entre os torcedores. É nítido que a logomarca da Alfa está escrita com caracteres maiores na camisa do Grêmio em relação à do Inter. Gremistas reclamaram nos comentários da postagem do clube no Instagram.
A explicação é simples: os uniformes gremistas já haviam sido produzidos com o logotipo do Banrisul. Por conta disso, houve a necessidade da marca da Alfa ficar maior para cobrir o nome do antigo parceiro.
“Acho que dá pra deixar maior a marca, não tá muito visível”, ironizou um torcedor.
“Muito legal a camisa desse time Alfa. Parece a do Grêmio”, criticou outra gremista.
Já o Internacional tinha produzido camisas limpas. Por isso, o logotipo da Alfa ficou em tamanho normal. O problema será resolvido tão logo o Grêmio receba novos enxovais do uniforme desta temporada.
A Alfa é uma das 15 detentoras da licença permanente para operar no Brasil autorizadas pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA/MF).
“É uma honra para a Alfa firmar essas parcerias. Sabemos da responsabilidade que isso representa e estamos comprometidos em contribuir para o sucesso das instituições, sempre com respeito à história e à paixão dos torcedores”, afirmou Arthur Silva, sócio e CEO da Alfa.