O Grêmio é mais um time brasileiro que resolveu apostar no mercado de criptoativos. O clube gaúcho, que acaba de conquistar o acesso de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, está lançando no mercado seu primeiro token.
O fan pass $IMORTAL é resultado de uma parceria da equipe com a Mynt, plataforma de compra e venda de criptoativos do BTG Pactual; a Wiboo, startup de tecnologia em blockchain; a Win The Game, empresa do setor de esporte e entretenimento; e a Marcello Macêdo Advogados, que assessorou juridicamente a operação.
“O ingresso no universo dos criptoativos é mais um passo do clube em direção à inovação. Além disso, a iniciativa é uma forma de gerar ainda mais engajamento e conexão com os nossos torcedores, que poderão ter acesso a uma série de conteúdos e experiências que só o token do Grêmio irá oferecer”, afirmou Carlos Amodeo, CEO do Grêmio.
Evolução do fan token
Claudio Pracownik, CEO da Win The Game, acredita que o fan pass representa uma evolução do fan token, para promover a efetiva conexão entre os mundos real e digital por meio de um app com identidade visual do clube e dinâmica intuitiva, permitindo um ecossistema engajado, que beneficia torcedores, clube e patrocinadores.
“A criação do fan pass é um importante avanço, especialmente para os torcedores que saem de um entretenimento passivo para se tornarem personagens centrais. Na Win The Game, acreditamos no sportainment, lógica que associa a evolução do setor esportivo à economia da atenção”, explicou Pracownik.
Uma das diferenças em relação aos fan tokens já existentes é que o fan pass não se restringe a ser uma operação de licenciamento, na qual o clube ganha apenas na oferta do criptoativo. Nele, tudo o que for resgatado dentro do app em termos de produtos ou experiências terá potencial de gerar receitas para o clube. A ideia também é que os detentores do token se transformem em “nanoinfluenciadores”.
“As tecnologias dão acesso a comunicação, compras, entretenimento e, mais do que isso, a experiências que talvez o dinheiro não compre. O fan pass é a forma mais fácil e escalável para encurtar a distância entre torcedores e ídolos ou times do coração, graças à acessibilidade tecnológica e financeira que o modelo oferece”, disse Pedro Alexandre, fundador e CEO da Wiboo.
Ofertas a partir de fevereiro de 2023
A Mynt já disponibilizou ao público um site com informações sobre o produto. A oferta dos fan pass está prevista para ocorrer em fevereiro do ano que vem.
“Reforçamos o nosso comprometimento com a estruturação de operações que, através de tecnologias disruptivas, representem avanços para a nossa sociedade e, nesse caso especificamente, possibilitem o amadurecimento desse promissor mercado”, destacou Guilherme Macêdo, sócio do escritório Marcello Macêdo Advogados e um dos idealizadores do projeto.