A Havaianas decidiu aproveitar um comentário negativo feito por Mário Gobbi, ex-presidente do Corinthians, para colocar em prática uma ação focada no bom humor e reforçar o conceito da marca de que chinelos combinam com qualquer ocasião. O movimento começou de forma espontânea com um “chinelaço” dos associados do clube no Parque São Jorge no último sábado (8) e serviu como inspiração para a marca realizar a ativação, organizada pela agência Galeria.ag.
Primeiro, a Havaianas interagiu no X, com uma espécie de “teaser” do que faria, dizendo que “Havaianas, todo mundo usa, menos o Mário”. A publicação rapidamente engajou os torcedores e levou a marca aos trending topics na plataforma. Em seguida, um comunicado oficial, também com um toque de humor e irreverência, foi divulgado nas redes sociais.
A polêmica
A polêmica teve início após uma fala de Mário Gobbi na última reunião do Conselho de Orientação do Corinthians (Cori), vazada nas redes sociais na semana passada. O ex-presidente disse que “bandidos frequentando o clube”, o que aconteceria por conta do baixo valor cobrado para novos associados. No meio da fala, ele afirmou: “Presta atenção no que eu estou falando. Vem aqui de final de semana. É chinelo ‘havaiana’, um baixo nível”.
Corinthians x São Bernardo
No jogo diante do São Bernardo, disputado na Neo Química Arena, neste domingo (9), válido pelo Paulistão, os jogadores corintianos usaram chinelos da marca no pré-aquecimento e disputaram a partida com os dizeres “Vai de Havaianas” na barra frontal da camisa. Durante todo o duelo, a mensagem ainda apareceu nos painéis do estádio, reforçando o novo posicionamento da marca “Tira o Pé, Vai de Havaianas”.
Além disso, a Havaianas ainda distribuiu chinelos aos atletas e ofereceu um cupom de desconto de 15% (VAIDEHAVAIANAS) para os torcedores (não só os do Corinthians) no e-commerce oficial, válido até esta segunda-feira (10). A ideia foi fortalecer a conexão da marca com o futebol e a presença no dia a dia dos brasileiros, uma vez que a Havaianas possui contrato de licenciamento com alguns dos principais clubes do país, o que gerou a criação da linha Times, em que os chinelos contam com o escudo e as cores dos times.
“Seja na praia, na cidade, nos clubes ou nos estádios, Havaianas sempre está nos pés dos brasileiros de todas as torcidas. Nossa marca, que é tão democrática, entrou na partida para lembrar que futebol é paixão, identidade e, acima de tudo, um momento de conexão que une todo mundo”, explicou Juliana Soncini, diretora de marketing da Havaianas no Brasil.