A Hebron Farmacêutica, patrocinadora do Santos, em parceria com a organização Pacto Pelo Direito de Migrar (PDMIG), participará do jogo de estreia do novo uniforme do time, nesta terça-feira (27), às 21h, contra o Athletico-PR, válido pela 28ª rodada do Brasileirão.
Como parte da ação, idealizada pela agência BP Sports, foram convidadas 100 pessoas refugiadas de origem africana, em sua maioria nigeriana, todas atendidas pela ONG, para assistir à partida na Vila Belmiro. Entre elas, 11 crianças entrarão em campo com os jogadores e uma delas entregará a bola do jogo.
“Idealizamos essa ação porque sabemos que o esporte, desde sempre, tem o poder de superar barreiras e promover a união entre os povos. O Santos realizou isso ao longo da história, e a Hebron, como parceira do clube, reconheceu a importância de fazer parte dessa iniciativa”, disse Bernardo Pontes, sócio da agência BP Sports e colunista da Máquina do Esporte.
A nova camisa do Santos traz em sua estampa elementos da cultura nigeriana e de outras etnias africanas, como referência às inúmeras excursões ao continente africano, em especial ao amistoso que o time de Pelé e Coutinho realizou, em fevereiro de 1969, na cidade de Benin.
Antirracismo
Como a Hebron tem uma forte ligação comercial com o continente africano, é uma grande entusiasta de ações sociais e ainda é patrocinadora do clube, a diretoria executiva tomou a decisão de colaborar com o projeto junto à ONG, que atua no amparo de imigrantes e refugiados, dando suporte para o exercício da cidadania na sociedade.
“Consideramos essa saudação santista à África muito importante. É um continente que tem muita relação com a Hebron. Lá, investimos em projetos sociais em cinco diferentes países, contribuindo, inclusive, com saúde e educação, desde nossa fundação, em 1990”, afirmou Josimar Henrique Júnior, CEO da Hebron.
“Temos parcerias com indústrias farmacêuticas africanas e está nos nossos planos implementar operações de distribuição por lá até 2030”, completou.
O executivo também relacionou a ação ao combate ao racismo, seja no futebol, seja na sociedade brasileira em geral.
“Acredito que tantos episódios recentes de racismo dentro e fora das arquibancadas em dias de jogos de futebol nos estimulam a fazer parte de uma campanha destas. É preciso ser antirracista em todos os ambientes e relações”
Josimar Henrique Júnior, CEO da Hebron
Santos do mundo
A ação do time paulista faz parte do projeto de internacionalização de marca “Santos do Mundo”, que foi lançado no início de 2022 e celebra os 110 anos da equipe.
No novo uniforme, a marca Hebron permanece estampada na região da clavícula da camisa da equipe masculina principal de futebol, mas desta vez com elementos africanos em sua fonte.