LaLiga usa inteligência artificial para criar influenciador virtual focado no público jovem

LaLiga anunciou a criação de um influenciador virtual criado a partir de inteligência artificial para se aproximar do público jovem - Divulgação

A LaLiga revelou, nesta quinta-feira (17), em um evento em Madri, na Espanha, a criação de um personagem virtual desenvolvido e treinado por inteligência artificial (IA). Alex, nome dado ao influenciador virtual, terá como objetivo fortalecer a comunicação da competição com as gerações mais jovens.

Alex foi criado para ser uma ferramenta para ampliação do alcance global da liga. O personagem, amante de futebol e videogames, pode ser seguido nas redes sociais oficiais da LaLiga e nos próprios perfis do torneio no Instagram e no TikTok. Nas plataformas, o influenciador virtual poderá interagir de forma ativa com os fãs.

A atuação de Alex não ficará restrita ao ambiente digital, já que poderá atuar em eventos ao vivo, como apresentações, entrevistas, coletivas de imprensa e transmissões de jogos da LaLiga, como uma nova forma de engajamento com o público.

Alex também terá a missão de aproximar os seguidores dos projetos da LaLiga, como a LaLiga VS, iniciativa que busca erradicar o ódio no futebol. Além disso, o influenciador virtual compartilhará com sua comunidade os principais acontecimentos da liga, seu fantasy game próprio e curiosidades das partidas, com informações corporativas relevantes. 

Influenciadores virtuais

O mercado de personagens e influenciadores virtuais está crescendo rapidamente. Segundo o relatório The Influencer Marketing Factory, 53% dos entrevistados seguem pelo menos um influenciador virtual, com 63% deles tendo entre 18 e 34 anos.

Além disso, estima-se que esses influenciadores possam alcançar taxas de engajamento até três vezes maiores do que os humanos.

Alex utiliza um modelo de linguagem multimodal, assim como a ferramenta Chat GPT, permitindo que colabore com as equipes criativas humanas na geração de conteúdo e se comunique de forma coerente.

Além disso, Alex possui recursos para criação de imagens, vídeos e voz, o que permite a produção de conteúdos em movimento. O personagem foi criado a partir  de uma análise de dados.

Por fim, vale destacar que a aparência, personalidade e abordagem de conteúdo do influenciador virtual da LaLiga foram definidos por um processo de treinamento baseado em informações e dados sobre o público, como o uso de redes sociais, gostos, interesses e hábitos de consumo.

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