Máquina Explica: Entenda por que o Santos não vestirá Puma em 2025

Máquina Explica explora os motivos que impedem um acordo entre Santos e Puma para 2025 - Reprodução / YouTube (@maquinadoesporte)

O Santos garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro e, nos últimos dias, ventilou-se a possibilidade de que o clube poderia ser patrocinado pela Puma em 2025. No Máquina Explica da última sexta-feira (22), Erich Beting explorou a possibilidade desse acordo e os motivos que o tornam irreal.

A primeira razão pela qual o acordo entre Santos e Puma não deve ocorrer parte da política da marca alemã de patrocinar apenas um clube por país, salvo raras exceções.

No Brasil, a equipe patrocinada pela Puma é o Palmeiras. O contrato da marca com o Verdão se encerraria no final deste ano, mas foi renovado até 2028. Não se sabe, porém, se foi mantida a exclusividade no fornecimento de material esportivo para o clube. De qualquer forma, a parceria se apresenta, no mínimo, como grande dificultadora do negócio com o Santos.

A aproximação entre Santos e Puma se daria, neste cenário, pelo possível retorno de Neymar ao Brasil. O craque brasileiro tem sofrido com problemas físicos no Al-Hilal, clube pelo qual atua na Arábia Saudita, e poderia voltar à equipe em que iniciou a carreira para se reestabelecer dentro de campo. A dificuldade da transferência está na necessidade de que a equipe saudita aceite liberar o jogador, com o qual possui um vínculo bilionário.

Ainda que a volta de Neymar, patrocinado pela Puma, se concretize, o movimento não tem qualquer influência em um acordo da Puma com o Santos.

Do outro lado da história, o acordo santista com a Umbro, patrocinadora atual do clube, também impede a negociação com a Puma. O clube renovou recentemente o contrato com a marca inglesa até 2027, em uma parceria que deve render R$ 15 milhões anuais ao Peixe.

Quer saber todos os detalhes desta história? Erich Beting, fundador e CEO da Máquina do Esporte, explicou no canal na Máquina do Esporte no YouTube:

Sair da versão mobile