Mastercard cria campanha para reduzir “invisibilidade” do futebol feminino no Brasil

Campanha da Mastercard foca no fato de que as jogadoras de futebol não são reconhecidas pelas pessoas no Brasil - Reprodução / YouTube (@MasterCardBrasil)

A Mastercard, patrocinadora da Conmebol Libertadores Feminina, cuja edição de 2024 chegou ao fim no último sábado (19), com o quinto título do Corinthians, decidiu iniciar uma campanha para reduzir o que a marca chama de “invisibilidade” do futebol feminino no Brasil. Para protagonizar a iniciativa, a escolhida foi a meio-campista Duda Sampaio, do Corinthians e da seleção brasileira.

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A ideia é chamar atenção para o fato de que o reconhecimento e a visibilidade dados às mulheres é “incomparavelmente menor” do que os atribuídos aos jogadores homens. Para comprovar a tese, a Mastercard deixou Duda Sampaio dentro de uma loja da Centauro, especializada em artigos esportivos, na Avenida Paulista, centro financeiro mais importante do país, durante mais de cinco horas e, somente após todo esse tempo, ela foi reconhecida por alguém. Uma mulher, inclusive.

“Se alguém te dissesse que uma das maiores jogadoras de futebol do Brasil, ganhadora da medalha de prata em Paris 2024, bicampeã brasileira, campeã estadual, Bola de Prata 2024 e campeã da Conmebol Libertadores Feminina passou mais de cinco horas em uma loja de artigos esportivos sem ser reconhecida, você acreditaria?”, questionou a empresa.

Estratégia

Para alcançar o objetivo, a Mastercard decidiu apostar em colaborações nas redes sociais de atletas, influenciadores e criadores de conteúdo. Para a marca, a conscientização sobre a diferença de audiência no cotidiano e nas redes sociais das jogadoras é um dos fatores que limitam o reconhecimento.

Ao longo da Libertadores Feminina, uma série de conteúdos colaborativos foi lançada com influenciadores e jogadoras, como Fernanda Gentil, Vitória Yaya, Ketlen Wiggers e Marwa, além de canais de criadores de conteúdo, como Esse dia foi louco e Ele não disse isso.

Para completar, um movimento especial dentro da campanha focou em atletas de times rivais, que trocaram “biscoitos”, elogiando e promovendo umas às outras nas redes sociais. A campanha também inclui mídia na Record News TV e no YouTube, assim como na plataforma Mulheres Positivas.

De acordo com a empresa, que tem acordo de patrocínio fechado com a Conmebol para a principal competição da entidade dentro do futebol feminino até 2026, quanto mais seguidores, maiores são as chances de uma jogadora fechar contratos, ser celebrada e permanecer em evidência

“Há mais de 25 anos, a Mastercard tem se dedicado a promover o avanço das mulheres nos esportes, especialmente no futebol. Nosso foco é reconhecer as atletas e aumentar a visibilidade do futebol feminino, contribuindo não apenas para a equidade de gênero nas competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva, inspiradora e justa”, explicou Taciana Lopes, vice-presidente sênior de marketing e comunicação da Mastercard no Brasil.

“Sabemos o que acontece quando um ídolo do futebol resolve sair de casa. E quando esse ídolo é uma mulher? Esse contraste, presente em vários níveis do esporte, reflete a disparidade de reconhecimento entre os gêneros e a importância de celebrar as jogadoras. Precisamos transformar essa narrativa. Por isso, decidimos lançar essa campanha para aumentar o reconhecimento das jogadoras ao mesmo tempo que oferecemos uma ação concreta para ajudá-las”, completou a executiva.

Assinada pela WMcCann, a campanha ainda conta com imagens das jogadoras Vitória Yaya e Ketlen Wiggers espalhadas pela cidade de São Paulo, como um convite aos consumidores para que reconheçam as atletas e comecem a segui-las nas redes sociais, aumentando, assim, a visibilidade delas.

“Pensamos em uma ação que evidenciasse de maneira impactante o quanto as jogadoras femininas ainda podem ser invisíveis para o grande público, mesmo sendo grandes ídolos do esporte. Ao colocá-las em situações cotidianas, revelamos essa disparidade de reconhecimento, e, a partir daí, a ideia foi valorizar e contribuir para transformar essa realidade. Queremos inspirar as pessoas a enxergarem o talento e a trajetória de todas essas profissionais”, destacou Alessandra Sadock, diretora-executiva de criação da WMcCann.

Vale lembrar que o futebol feminino foi tema do Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, desta semana. A entrevistada foi Camila Estefano, gerente-geral do Projeto Estrelas, antes chamado de “Em Busca de uma Estrela”, projeto social que tem como objetivo dar oportunidade de desenvolvimento, crescimento e sucesso para meninas que queiram ser atletas profissionais. O programa pode ser assistido na íntegra abaixo:

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