A Copa do Mundo do Catar deverá atrair um grande número de torcedores ao país do Oriente Médio. Nesta semana, os fãs receberam uma boa notícia. O Comitê Organizador do evento e o governo do país confirmaram a oferta de transporte gratuito durante o maior torneio de futebol do planeta a todos os que possuírem o Hayya Card, que funcionará como um visto durante o Mundial, contendo informações como nome completo, passaporte e data da chegada ao país.
O documento é emitido pelo governo do Catar. Apenas quem o possuir poderá participar da Copa do Mundo deste ano. Entre as opções de transporte gratuito que estarão disponíveis aos portadores do Hayya Card está o metrô, que conta com três linhas (Ouro, Verde e Vermelha) e 37 estações, com trens que chegam e partem a cada três minutos.
Serviços adicionais do metrô
O metrô também conta com dois serviços de micro-ônibus: o Metrolink, que transporta passageiros em rotas localizadas em um diâmetro de dois a cinco quilômetros ao redor das estações, e o Metroexpress, que leva turistas até locais emblemáticos da cidade.
Durante a Copa, o metrô no Catar funcionará em horário estendido, de sábado a quinta-feira, das 6h às 3h. Na sexta-feira, dia de descanso no país, o serviço ficará aberto das 9h às 3h.
Bonde e ônibus
O bonde será outra alternativa gratuita para os torcedores na Copa do Catar, com a vantagem de fazer a interligação com o metrô. Ele possui três linhas, e a Lusail conecta-se à estação Legtaifiya, da linha vermelha do metrô.
A Education City Tram se liga ao metrô via Education City, dando também acesso à Biblioteca Nacional do Catar e à estação Al Shagab, que é próxima ao Education City Stadium. Já a Msheireb Tram interliga com o metrô Msheireb, sendo a melhor opção para quem deseja visitar pontos turísticos na área central de Doha.
Outra opção para a torcida na Copa do Mundo será o ônibus Karwa, que opera ao redor do Centro de Doha, com rotas rastreadas por aplicativo e veículos equipados com rampas, espaço para cadeirantes e acesso a cães-guia.