Pular para o conteúdo

Por visibilidade, Yanmar patrocina vôlei feminino do Osasco e futebol do Red Bull Bragantino

Além da exposição de marca nas camisas, empresa japonesa de maquinário também realiza ações para se aproximar dos torcedores

Yanmar conta com exposição de marca na barra traseira da camisa do Red Bull Bragantino - Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Patrocinadora do vôlei feminino do Osasco/São Cristóvão Saúde, em contrato recém-renovado, e do futebol do Red Bull Bragantino, a Yanmar, multinacional japonesa de maquinários para construção civil, agronegócio e navegação, buscou melhorar o branding com a exposição da marca nos uniformes das duas equipes.

No Osasco, a Yanmar começou ocupando a barra traseira, com um patrocínio que começou no Campeonato Paulista de 2022 e acabou sendo renovado a cada competição. O atual vínculo é válido até o final da Superliga Feminina, que começará em 13 de outubro e irá até 6 de abril de 2024. Atualmente, a empresa expõe seu logotipo nas duas laterais do uniforme.

Já no Bragantino, o acordo teve início em julho de 2022 e irá até o final do ano que vem. Em um uniforme quase totalmente ocupado pela Red Bull, a Yanmar tem exposição de marca na barra traseira da camisa.

Relação antiga

A aproximação com o time de Bragança Paulista (SP) não foi casual. No Japão, a Yanmar é dona do Cerezo Osaka, que ocupa atualmente a sexta posição do Campeonato Japonês. Por isso, havia o interesse de firmar parceria com algum clube brasileiro para promover o intercâmbio de jogadores japoneses por aqui.

Junto a isso, nos Estados Unidos, a empresa foi patrocinadora do New York Red Bulls, vínculo que já foi encerrado. Fora do futebol, também apoiou o barco da Red Bull na America’s Cup, a conhecida regata de volta ao mundo.

Se no exterior havia essa aproximação com a marca de energéticos, no Brasil, a empresa via o mercado de São Paulo como estratégico, já que a sede da empresa no país fica em Indaiatuba, no interior paulista.

“E aí a gente começou a costurar aqui no Brasil o contrato de patrocínio com o Red Bull Bragantino. Mas também com essa ideia de estabelecer uma clínica para os jogadores de base do Cerezo Osaka. Aí veio o Kosei [Okazawa], que é jogador da base do Cerezo Osaka, jogou a Copinha [Copa São Paulo de Futebol Júnior] deste ano. E foi um sucesso”, contou Igor Souto, coordenador de marketing da Yanmar Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.

O Red Bull Bragantino chegou até as oitavas de final da última edição da Copinha, tendo Okazawa como artilheiro da equipe, com três gols. O meia japonês já voltou ao Cerezo Osaka.

Yanmar Day

No time do interior paulista, a empresa também promoveu o Yanmar Day, no dia 9 de julho, data em que o Bragantino recebeu o São Paulo pelo Brasileirão, em jogo que terminou empatado em 0 a 0. Nessa dia, a empresa teve exclusividade nas ativações no Estádio Nabi Abi Chedid, o Nabizão.

Na entrada dos jogadores em campo, as crianças que os acompanhavam vestiram camisetas com a marca da empresa. Além disso, a Yanmar levou convidados ao jogo e realizou desafios no intervalo da partida.

“Até o nosso presidente japonês cobrou pênalti e fez gol nesta interação realizada no intervalo. Foi muito divertido”, comentou Souto.

A marca ganhou exposição em banners nos portões de acesso ao estádio, no desafio do intervalo e em cima do telão. Para se aproximar dos torcedores, também distribuiu brindes. Mas a interação mais popular foi a exposição de maquinários da marca.

“Levamos máquinas dos segmentos de construção civil e agronegócio, que são os mais populares no Brasil. Levamos um trator YM 347 e a escavadeira VIO35, de três toneladas. Nossos equipamentos são compactos. Então, a criançada gosta, porque é um equipamento menor. Foi muito legal ver essa interação com os torcedores do Red Bull Bragantino”, lembrou o executivo de marketing.  

Vôlei

Com o vôlei, a ideia também foi fazer a empresa mais conhecida em Osasco (SP), já que a Yanmar possui uma filial forte no local para a comercialização de maquinário para a construção civil. Com o tempo, a empresa descobriu que o vôlei ajudou a promover a marca com um alcance bem maior do que apenas na cidade da Grande São Paulo.

“Os jogos da Superliga passam ao vivo no Sportv. Então, os clientes estão vendo a nossa marca, estamos ganhando em termos de imagem. Ficamos mais fortes em Osasco. Ativamos mais a parte de construção civil, por causa da filial em Osasco”, revelou Anderson Oliveira, gerente comercial de construção civil e motor na Yanmar Brasil, à Máquina do Esporte.

“Mas também divulgamos outros produtos, que são os tratores e motores. Sempre que possível, colocamos toda a linha em exposição”, completou o executivo.

Novo esporte

O último investimento da empresa é um patrocínio que alia as parcerias no futebol e no vôlei. Trata-se do time de futevôlei do Vasco, que disputa a Liga Nacional da modalidade. A equipe tem o ex-atacante Alecsandro, com passagens por Vasco, Palmeiras e Atlético-MG, entre outros clubes, como o nome mais conhecido. A parceria irá até o final da competição, que já teve inclusive etapa em Indaiatuba, onde fica a sede da empresa, na semana passada.

“É um esporte novo, mas bastante popular. Está caindo no gosto das pessoas. Você vê mulheres e até cachorro jogando”, destacou Souto, referindo-se a um vídeo que viralizou nas redes sociais em que um jogador fez dupla na quadra com um cão.

“É um esporte que a gente acredita e que vai render bons frutos. Firmamos parceria há dois meses e apenas para esse campeonato. Mas depois vamos ver”, afirmou o executivo, que nasceu no Rio de Janeiro e é vascaíno.

“O patrocínio ao Vasco foi pura coincidência. São oportunidades que vão aparecendo. Eu fico feliz, claro, porque é meu time”, finalizou.