Agora é oficial: a Porsche adquiriu 5,49% das ações do Stuttgart. Iniciado em junho do ano passado, o movimento da montadora teve todos os documentos e acordos necessários devidamente verificados e considerados em ordem pelas autoridades e instituições responsáveis, incluindo a Liga de Futebol Alemão (DFL).
Vale ressaltar ainda que, em junho deste ano, a empresa ainda deverá adquirir outra parcela de 4,92%, o que daria a ela um total de 10,41% das ações do clube.
“Estamos muito satisfeitos que a DFL tenha reconhecido o nosso investimento para sermos independentes. Isso nos dá a oportunidade de aumentar a nossa participação para mais de 10%. Queremos contribuir ativamente, com nosso know-how, para continuar desenvolvendo a equipe com sucesso junto de todos os nossos parceiros. Compartilhamos uma grande tradição com o Stuttgart. A Porsche reforça, assim, o seu compromisso de longo prazo com a região de Stuttgart, onde ambos temos raízes profundas”, destacou Lutz Meschke, diretor financeiro da Porsche, que passará a ocupar o cargo de vice-presidente e membro do conselho executivo de finanças e tecnologia da informação (TI).
Com a aquisição, a Porsche assumiu um compromisso abrangente com o Stuttgart como patrocinadora. Um dos principais objetivos da empresa será apoiar o centro de desenvolvimento de base e a rede de escolinhas de futebol do clube. A parceria engloba a presença da logomarca da montadora nas mangas das camisas de jogo e de treino das equipes de Sub-11 a Sub-21 do clube.
“Nosso programa de promoção juvenil ‘Turbo für Talente’ (‘Turbo para o Talento’, em tradução livre) trata principalmente de questões sociais. Queremos promover o desenvolvimento desportivo e pessoal dos jovens jogadores e incutir-lhes valores como espírito de equipe, justiça, respeito e paixão”, explicou Lutz Meschke.
Naming rights do estádio
Vale lembrar que a relação entre Porsche e Stuttgart já vinha ganhando força no início da atual temporada, quando a consultoria de gestão e TI MHP, uma subsidiária da Porsche, passou a deter os naming rights do estádio do clube. Agora batizado de MHP Arena, o local recebeu jogos das Copas do Mundo de 1974 e 2006.
A partir de agora, a Porsche terá representação de destaque na MHP Arena. O novo e exclusivo lounge no camarote principal, o primeiro do gênero na Europa, será conhecido como Porsche Tunnel Club. Com capacidade para 215 convidados, o espaço dará uma visão clara do túnel que leva os jogadores para o campo.
“A entrada da Porsche é um passo histórico que garantirá estabilidade a longo prazo e espaço de manobra para nós. Usaremos isso para consolidar o futuro e continuar o desenvolvimento do Stuttgart. Estamos muito gratos à Porsche e aos nossos atuais parceiros Mercedes-Benz e Jako pela confiança e pela entusiasmante perspectiva de trabalhar em conjunto com eles. Também estou firmemente convencido de que outras empresas fortes da nossa região irão querer fazer parte desta aliança e desempenhar um papel na história do Stuttgart”, celebrou Alexander Wehrle, presidente do conselho executivo do Stuttgart.
Dentro de campo, o clube passa por uma boa fase, após amargar alguns anos de péssimos resultados, com direito a rebaixamento para a Bundesliga 2 e luta na repescagem na temporada passada para não cair de novo após ter retornado. Na atual temporada da Bundesliga, o clube ocupa a terceira posição na tabela, atrás apenas de Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Se o torneio terminasse hoje, o time estaria garantido na fase de grupos da Champions League 2024/2025.