O documentário “Revivendo Memórias”, produzido pelo Museu do Futebol, recebeu o grande prêmio do F@IMP, Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídias Museológicas do Comitê Internacional de Museus (Icom).
A cerimônia foi realizada em Praga, na República Tcheca, nesta quinta-feira (25), e contou com a presença de Renata Motta, diretora executiva da instituição brasileira.
Documentário da pandemia
Em 2019, o Museu do Futebol lançou o projeto “Revivendo Memórias”, em que recebia presencialmente grupos de idosos para visitas mediadas e atividades. No ano seguinte, o projeto precisou ser adaptado para o ambiente virtual em razão da pandemia de Covid-19, fator que motivou a produção do documentário.
O filme mostra os desafios dos educadores do Museu do Futebol para interagir e dialogar, em tempos de isolamento social, com o público com mais de 60 anos, que muitas vezes não é familiarizado com o uso da internet. Além disso, a produção ilustra os impactos positivos do programa na vida dos participantes.
“O documentário ‘Revivendo Memórias’ é um registro fidedigno de como o Museu do Futebol inovou na sua maneira de trabalhar, aliando-se à tecnologia e abraçando um público especialmente vulnerável”
Ialê Cardoso, coordenadora do Núcleo Educativo
“Em um momento extremamente desafiador, o projeto fez atendimentos por meio de telefonemas e videochamadas, minimizando a solidão e proporcionando afeto e inclusão social e digital com um resultado belíssimo e transformador para todos os envolvidos”, concluiu Ialê.