Quem é Vinicius Azevedo, futuro superintendente de marketing do Corinthians

Vinicius Azevedo ocupará o cargo de superintendente de marketing do Corinthians - Reprodução / LinkedIn (@viniciusa)

A crise política e administrativa do Corinthians resultou em mudanças na diretoria do clube. Entre as novidades que o clube está planejando para as próximas semanas, uma delas é a chegada de Vinicius Azevedo como superintendente de marketing.

O executivo ocupará o cargo que era de Sérgio Moura, que se afastou do Corinthians no dia 23 de maio em meio aos questionamentos sobre o pagamento de uma comissão para a assinatura do contrato de patrocínio máster do clube com a VaideBet.

O acerto marca o retorno de Vinicius ao Corinthians. Entre 2015 e 2021, o executivo trabalhou no departamento de marketing do clube e ocupou os cargos de gerente de marketing da Neo Química Arena, gerente de marketing e gerente de marca. Durante toda essa passagem, não assumiu a maior cadeira do departamento, mas liderou diversos projetos de ativação de patrocínio, estratégia comercial, ativações e ações de experiência para os fãs.

Segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, a contratação de Vinicius já vinha sendo costurada há algumas semanas, quando começou a estourar a crise que culminou na saída de Sérgio Moura do comando do departamento de marketing do Corinthians. A informação também foi confirmada por Augusto Melo, presidente do clube, em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (10).

Na entrevista, aliás, Melo confirmou que uma nova executiva para o marketing será contratada e, ainda, disse que Moura pode regressar ao clube.

“O Vinicius já havia sido contratado, mas só pode chegar a partir do dia 17”, afirmou o mandatário alvinegro.

A data de chegada do novo superintendente de marketing está ligada à troca de emprego. Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vinicius Azevedo deixará seu cargo de gerente comercial sênior na FC Diez Media, agência de marketing da Endeavor no Brasil que é responsável pela comercialização dos direitos das competições de clubes da Conmebol.

A FC Diez era a “casa” de Vinicius desde que havia deixado a Kavak, empresa que chegou a ser patrocinadora da seleção brasileira. Antes do Corinthians, o executivo havia trabalhado nas agências de marketing 9ine Sports e Havas Sports & Entertainment. Seu início como profissional de marketing, porém, foi na Unilever.

Crise

A crise no Corinthians atingiu seu auge na última sexta-feira (7), quando a VaideBet, então patrocinadora máster do clube, anunciou o encerramento do seu vínculo com o Timão.

A ação foi uma consequência da polêmica envolvendo a participação de uma empresa intermediária no contrato, que teria transferido sua comissão para uma segunda empresa, supostamente laranja. Diante dessa suspeita, a casa de apostas acionou a cláusula anticorrupção prevista no contrato para encerrar o patrocínio.

O acordo entre Corinthians e VaideBet era o maior patrocínio na história do futebol brasileiro e envolvia o investimento de R$ 370 milhões em três anos.

Desafio

Vinicius Azevedo terá o grande desafio de encontrar um novo patrocínio máster para o Corinthians. Apesar de possuir uma das marcas mais fortes do futebol brasileiro, o clube está passando por uma crise de imagem que deve ser um dificultador na busca por novos negócios.

A polêmica envolvendo o contrato com a VaideBet também culminou na saída de diversos outros dirigentes do Corinthians, que ocupavam os cargos de diretoria jurídica, financeira e de futebol. Destas, apenas uma vaga já foi preenchida novamente, por Leonardo Pantaleão, novo diretor jurídico. O ambiente de instabilidade política dentro do Timão também pode ser um obstáculo na atuação de Vinicius Azevedo.

Sair da versão mobile