Red Bull Bragantino aposta no marketing para atrair e fidelizar torcedores

Estádio Nabi Abi Chedid, casa do Red Bull Bragantino -Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Como parte da estratégia para conquistar novos torcedores, aumentar a média de público nos seus jogos como mandante e ter uma base maior de consumidores, o Red Bull Bragantino tem realizado uma série de ações e desenvolvido novos produtos e espaços, principalmente, para a comunidade local de Bragança Paulista (SP).

Além disso, o clube também promove iniciativas para aproximar o público de seus patrocinadores, o que fortalece a relação entre as organizações e tende a direcionar o consumo dos torcedores às marcas parceiras. Nesse sentido, o clube ofereceu à Yanmar diversas propriedades do jogo contra o São Paulo, que acontecerá no próximo domingo (9), pelo Campeonato Brasileiro.

A ideia é que a empresa de soluções para o agronegócio, que patrocina o clube desde julho do ano passado, transforme o Dia de Braga no Dia de Yanmar. A marca terá exclusividade em ativações antes, durante e depois da partida, além de exposição em uma série de propriedades do estádio Nabi Abi Chedid.

Entre as ações previstas, estão: exposição de tratores e máquinas da Yanmar ao redor do estádio; entrada de crianças em campo com os jogadores, vestindo camisetas com a marca da empresa; participação de convidados em atividades como o desafio do intervalo; exposição da marca em banners nos portões de acesso, durante o desafio do intervalo, e na parte de cima do telão; além de distribuição de brindes para os torcedores que estiverem no Nabi Abi Chedid.

“Essa é mais uma iniciativa do Red Bull Bragantino, procurando entregar não apenas exposição, mas uma experiência completa no que temos de mais valioso – nosso matchday – para um parceiro premium. A Yanmar está conosco desde julho do ano passado e enxergou essa grande oportunidade de unir a força, dinamismo e potência de sua marca à do Red Bull Bragantino”

Rafael Niro, head de marketing e comunicação do Red Bull Bragantino

Desafio

Atrair o público para as partidas do Red Bull Bragantino em casa não tem sido uma missão fácil para a gestão do clube. No Brasileirão de 2022, a equipe teve a terceira pior média de presença de torcedores nos seus jogos como mandante, com 4.769 pessoas por partida.

Já na edição de 2023 da competição, o clube disputou sete partidas em casa e conta com média de 4.966 pagantes por confronto, a segunda mais baixa do torneio.

Para um estádio como o Nabi Abi Chedid, que comporta cerca de 17 mil torcedores, uma ocupação média por volta de 29% de sua capacidade máxima é considerada baixa, ainda mais para uma equipe que disputa competições continentais e figura na parte de cima da classificação do Campeonato Brasileiro.

Um dos problemas enfrentados pelo Red Bull Bragantino, conforme já afirmou Thiago Scuro, CEO do clube, em algumas entrevistas, é que grande parte dos moradores de Bragança Paulista que gostam de futebol torcem para outros times. 

Dessa forma, o Red Bull Bragantino se torna, em muitos casos, o “segundo time do coração” dessas pessoas. Para reverter essa situação a gestão do clube aposta em um projeto a médio e longo prazo para cativar as gerações mais jovens, que vão crescer na cidade sob o “novo conceito” da equipe.

Ações

Uma das iniciativas que envolve essa questão é a reforma do estádio Nabi Abi Chedid, que será transformado em uma arena moderna, com capacidade para cerca de 16 mil pessoas e será capaz de receber shows e outros eventos não esportivos.

Além disso, o clube também lançou, em junho, um espaço de entretenimento para os torcedores em Bragança Paulista, chamado de Casa Red Bull Bragantino. O local conta com serviços de bar, loja de produtos da equipe, transmissão ao vivo de jogos e eventos esportivos, além da exposição de itens históricos e outras atrações.

O Red Bull Bragantino também promove atividades para os torcedores no entorno do Nabi Abi Chedid em alguns dias de jogos do time em casa. Todas essas ações visam aumentar a conexão com o público e aproximar cada vez mais as pessoas da instituição para elas consumirem o clube de maneira mais frequente e se tornarem fãs fiéis da equipe.

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