Sem equipes de SP, CBFS anuncia clubes do Campeonato Brasileiro de Futsal

Anúncio dos clubes ocorreu durante o evento Mundo do Futsal Decathlon Experience, em Foz do Iguaçu (PR) - Divulgação / CBFS

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou, na manhã desta segunda-feira (18), a lista dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro de Futsal, que será realizado de maio a dezembro do ano que vem. A lista das equipes que disputarão o torneio foi divulgada durante o Mundo do Futsal Decathlon Experience, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

A primeira edição do campeonato contará com equipes das cinco regiões brasileiras, mas nenhum dos times é de São Paulo, estado mais rico e populoso do país.

Ainda assim, a entidade alcançou um de seus objetivos, que era o de reunir diversos clubes ligados ao futebol, como forma de ajudar a popularizar o torneio. Entre as equipes de camisa que disputarão o Campeonato Brasileiro de Futsal estão: América-MG, América-RN, Ceará, CRB, Cruzeiro, Sampaio Corrêa-MA, Remo, Vasco, Náutico, Sport e Fortaleza.

Completam a lista: ADS Sapezal (MT), ARD/Apodi (RN), Concórdia Futsal (SC), Estrela do Norte (AM), Acel Chopinzinho Futsal (PR), ASF Sorriso (MT), Costa Rica (MT), Passo Fundo Futsal (RS) e Yeesco (RS).

O sócio-diretor da Sports Hub, Sergio Gomes, acredita que a ausência de clubes paulistas não impactará a relação da competição com o mercado.

“Comercialmente, não vi nenhum entrave por conta dessa situação”, afirmou o executivo da agência, que é responsável pela captação das cotas de patrocínio do torneio, incluindo os naming rights, e pela venda dos direitos de transmissão.

De acordo com ele, teriam ocorrido conversas com representantes de Palmeiras e São Paulo, para que as duas equipes participassem do torneio do ano que vem. Mas as partes acabaram não chegando a um acordo.

Já em relação ao Corinthians, as negociações teriam sido diretamente afetadas pelo processo eleitoral do clube, ocorrido no mês passado e que resultou na troca da diretoria, gerando indefinições quanto a projetos futuros.

“Acredito que, em breve, os clubes de São Paulo acabarão migrando para o Campeonato Brasileiro de Futsal”, avaliou Gomes.

Liga Nacional de Futsal

Entre os objetivos declarados da CBFS, quando lançou seu Campeonato Brasileiro, estava o de atrair equipes que hoje disputam a Liga Nacional de Futsal (LNF), criada em 1996 e gerida pelos clubes.

A intenção era poder contar com times tradicionais da modalidade, como Carlos Barbosa, Cascavel, Corinthians, Foz Cataratas, Jaraguá, Joinville, Magnus Sorocaba, Minas, Pato Futsal e Praia Clube. Por enquanto, porém, esse objetivo não se concretizou.

O argumento utilizado para tentar convencer os clubes da LNF residia no fato de que o torneio da CBFS concederá uma premiação maior e ainda dará chancela para a disputa de torneios internacionais, como a Copa Libertadores.

Patrocinadores

O evento desta segunda-feira (18) acabou ficando restrito à lista dos clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro de Futsal. Sports Hub e CBFS optaram por não divulgar quais serão os patrocinadores da competição.

Sergio Gomes revelou que quatro marcas já estão praticamente fechadas com o torneio, sendo que uma assumirá os naming rights. Porém, a agência e a entidade esportiva ainda aguardam a definição de questões burocráticas relativas a contratos para fazerem o anúncio.

Os detalhes sobre os direitos de transmissão da competição também não foram anunciados. Em setembro deste ano, conforme noticiou a Máquina do Esporte na época, existiam conversas com Band (TV aberta), Sportv, ESPN e BandSports (TV fechada), Paramount+, YouTube, Nosso Futebol e NSports (streaming). A ideia era exibir a competição em formato multiplataforma.

Por outro lado, foi anunciado que o ex-jogador Vander Iacovino, bicampeão mundial da modalidade com a seleção brasileira, assumirá um cargo de gestão na competição. Os detalhes sobre a função que o ex-atleta passará a exercer ainda não foram divulgados. Recentemente, o profissional atuava como treinador do Joinville/Krona (SC).

Sair da versão mobile