Após Luis Suárez, Grêmio prepara documentário sobre Renato Gaúcho

Renato Gaúcho é o atual técnico do Grêmio - Reprodução / Instagram (@renato.portaluppi)

Considerado um dos maiores ídolos da história do Grêmio, onde foi campeão como jogador e técnico, Renato Gaúcho será homenageado pelo clube com um documentário, que deverá ser lançado no ano que vem.

A revelação foi feita por Paulo Ludwig, diretor de comunicação do Grêmio, em entrevista concedida ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, nesta terça-feira (16).

O dirigente comentava a respeito das estratégias recentes de produção de conteúdos próprios pelos clubes brasileiros. Ludwig citou o exemplo do documentário produzido pelo próprio Grêmio a respeito do atacante uruguaio Luis Suárez, que defendeu o Tricolor Gaúcho no ano passado, sendo um dos destaques do futebol do país na temporada.

Mais adiante, enquanto mencionava outros exemplos que considera bem-sucedidos no mercado brasileiro, de clubes como Flamengo, Vasco e Fluminense, o diretor acabou dando o “spoiler” sobre o documentário que narra a trajetória de Renato.

“A ideia é aproveitar os seus personagens para transformar isso em um documentário ou algum produto de marketing e comunicação, que traga dinheiro para o clube, no fim das contas. Que seja relevante para sua torcida e que traga recursos para o clube. Porque já passamos da fase de só romantizar o conteúdo. Precisamos trazer dinheiro para casa”, afirmou.

Desafios

Paulo Ludwig também falou a respeito dos desafios para a comunicação dos clubes no futebol brasileiro. Um deles estaria na dificuldade de se conseguir monetizar os conteúdos próprios produzidos pelos times, de modo que esse material se converta em fonte de receitas para as instituições esportivas.

O acesso aos atletas é outro entrave observado pelo diretor gremista, fruto da cultura que ainda predomina no futebol do país.

“Acho que nisso a gente ainda engatinha. Podemos fazer uma série de coisas, mas o que o torcedor quer mesmo assistir é o futebol, o atleta, o ídolo. É isso que dá audiência e, por consequência, receitas”, explicou Ludwig, que considera o Barcelona, da Espanha, como um exemplo de sucesso na produção de conteúdos próprios por clubes de futebol.

Assista abaixo à entrevista completa de Paulo Ludwig, diretor de comunicação do Grêmio, ao Maquinistas, exibida pelo canal da Máquina do Esporte no YouTube:

Sair da versão mobile